Gil Vicente ‘honra’ Vítor Oliveira com uma vitória frente ao Rio Ave

I Liga
Gil vicente 'honra' vítor oliveira com uma vitória frente ao rio ave

O Gil Vicente venceu, esta tarde, o Rio Ave, por 2-0, em jogo a contar para a oitava jornada da Liga portuguesa de futebol.

A partida ficou marcada por um minuto de silêncio e uma homenagem com coroa de flores em memória de Vítor Oliveira, cuja última equipa que treinou foi precisamente a de Barcelos, na temporada transacta.

Depois de se ter imposto ao Portimonense no seu primeiro jogo deste campeonato, por 1-0, em 27 de setembro, a turma de Barcelos voltou a ‘saborear’ um triunfo, graças aos tentos de Filipe Augusto na própria baliza, aos 18 minutos, e de Lourency, num remate de fora da área, aos 90+5.

Ligeiramente melhores na primeira parte, os ‘galos’ subiram à 11.ª posição, com oito pontos, enquanto os vila-condenses, que criaram três situações claras para igualar na segunda parte, antes de sofrerem de novo no último lance do desafio, são nonos, com 10, e falham o acesso à Taça da Liga, reservado aos seis primeiros classificados.

Antes do apito inicial, o barcelense Rúben Fernandes e o vila-condense Filipe Augusto, capitães de equipa, depositaram uma coroa de flores e as camisolas dos dois emblemas no meio-campo, em homenagem ao antigo treinador Vítor Oliveira, que morreu, no sábado, aos 67 anos, após uma carreira com passagens por Gil Vicente e Rio Ave.

A primeira parte foi lenta, com erros frequentes na construção de jogo e sem oportunidades à exceção do golo, em sintonia com o escasso número de remates – três para a formação de Vila do Conde e um para os anfitriões, de Lucas Mineiro, à figura de Kieszek, aos 13 minutos.

Na estreia do treinador Ricardo Soares para o campeonato, o Gil Vicente, disposto num sistema tático 3x4x3, teve mais ímpeto do que o adversário até ao golo inaugural, alcançado com a colaboração de Filipe Augusto: o médio dos forasteiros falhou um passe junto à área e, na sequência do lance, desviou um cruzamento de Lourency para a própria baliza.

A partir do golo sofrido, o Rio Ave teve muito mais bola e manteve-a por longos períodos, chegando ao intervalo com 62% de posse, mas os sucessivos ataques e cruzamentos foram facilmente anulados pela retaguarda gilista.

Depois do intervalo, treinador Mário Silva retirou Lucas Piazón e colocou Bruno Moreira a ponta de lança, depois de um primeiro tempo com Gelson Dala nesse papel, mas o primeiro sinal de perigo apareceu do pé direito de Lucas Mineiro, médio dos locais que rematou ao lado, aos 47 minutos.

O Rio Ave, porém, tornou-se mais veloz com a bola, começou a abrir espaços na defesa contrária e desperdiçou a oportunidade mais flagrante do jogo três minutos volvidos: após um passe errado de Rúben Fernandes, Carlos Mané ficou com a baliza aberta, mas acertou no poste esquerdo.

O Gil Vicente reequilibrou o desafio a meio da segunda parte, mas, nos 20 minutos finais, os vila-condenses acercaram-se da área contrária e ameaçaram o empate, por Filipe Augusto, num livre travado por Denis (71), e por Gelson Dala, num remate ao lado (72), antes do golo de Lourency no último lance – o brasileiro marcou num remate em arco, de fora da área, ao ângulo superior direito.

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio Cidade de Barcelos.

Gil Vicente – Rio Ave, 2-0.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores:

1-0, Filipe Augusto, 18 minutos (própria baliza).

2-0, Lourency, 90+5.

Equipas:

– Gil Vicente: Denis, Ygor Nogueira, Rodrigão, Rúben Fernandes, Joel Pereira, Lucas Mineiro (Henrique Gomes, 90+4), João Afonso, Claude Gonçalves (Vítor Carvalho, 85), Samuel Lino (Miullen, 85), Lourency e Renan Oliveira (Antoine Léautey, 58).

(Suplentes: Daniel Fuzato, Henrique Gomes, Vítor Carvalho, Ahmed Isaiah, Kanya Fujimoto, Leandrinho, Antoine Léautey, Boubacar Hanne e Miullen).

Treinador: Ricardo Soares.

– Rio Ave: Kieszek, Costinha (Meshino, 71), Borevkovic, Santos, Pedro Amaral, Pelé (Jambor, 71), Filipe Augusto, Lucas Piazón (Bruno Moreira, 46), Diego Lopes (Francisco Geraldes, 70), Carlos Mané e Gelson Dala.

(Suplentes: Léo Vieira, Jambor, Tarantini, Francisco Geraldes, Gabrielzinho, Meshino, Ronan, André Pereira e Bruno Moreira).

Treinador: Mário Silva.

Árbitro: Luís Godinho (Associação de Futebol de Évora).

Ação disciplinar: cartão amarelo para João Afonso (33) e Santos (66).

Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à pandemia de covid-19.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Novo projeto ibérico de turismo já inclui 'novo' caminho que liga braga a santiago

Novo projeto ibérico de turismo já inclui 'novo' caminho que liga Braga a Santiago

Próximo Artigo
Mulher fica sem 270 euros após roubo por esticão no centro de fafe

Mulher fica sem 270 euros após roubo por esticão no centro de Fafe

Artigos Relacionados