Seguir o O MINHO

Alto Minho

Foi há 800 anos que a Senhora da Peneda terá aparecido a uma pastorinha

Religião

em

Foto: DR

A Senhora da Peneda, no concelho de Arcos de Valdevez, celebra a partir desta quarta-feira os 800 anos de culto, com uma exposição cronológica do templo e a presença do bispo de Viana do Castelo para abrir “a porta jubilar”.

Foi no dia 05 de agosto de 1220 que Nossa Senhora terá aparecido a uma pastorinha, pedindo que fosse construída uma ermida em sua honra.

Situado na freguesia de Gavieira, a cerca de 51 quilómetros do centro da vila de Arcos de Valdevez, está integrado no Parque Nacional Peneda-Gerês.

O santuário terá sido construído entre finais do século XVIII (18) e meados do século XIX (19), com a igreja a ser terminada em 1875. Há relatos de existir um pequeno local de culto no século XIII (13).

Dizem ainda alguns historiadores que no século VIII (8) alguns cristãos a fugir de mouros deixaram uma imagem de uma senhora por entre as fragas rochosas daquele local.

Em comunicado, a confraria da Senhora da Peneda explica que durante todo o mês de agosto será celebrada uma eucaristia às 12:00 horas, assim como um “tempo dedicado à reconciliação”.

Há ainda outros eventos de cariz cultura para assinalar a efeméride, como a inauguração de um espaço interativo de promoção do concelho, a cargo da Câmara de Arcos de Valdevez e do Comissariado para a Confraria.

Está ainda marcada uma missa a ser celebrada pelo bispo de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira, a partir das 11:00 horas, no próximo dia 08 de setembro.

EM FOCO

Populares