Seguir o O MINHO

Braga

Faz hoje 39 anos que o Papa João Paulo II veio a Braga

Efeméride

em

O dia 15 de maio de 1982 ficará para sempre marcado no calendário bracarense como o dia em que o Papa João Paulo II passou pela cidade de Braga, rumo ao Santuário do Sameiro, onde rezou uma missa na basílica perante 400 mil pessoas vindas de toda a região Norte.

Papa João Paulo II e D. Eurico Nogueira no papamóvel. Foto: Arquivo da arquidiocese de Braga

Chegado de comboio à estação de Braga, proveniente de Coimbra, as ruas encheram-se de fiéis para acompanhar o trajeto do agora ‘santo’, entre o Largo da Estação, Maximinos, até ao alto do sacromonte que olha pela cidade. Crónica de Joaquim de Silva Gomes, no jornal Correio do Minho, aponta para 400 mil pessoas que se aglomeravam no santuário e nas zonas envolventes, tornando-se na maior romaria de sempre àquele local.

Foto: Arquivo da arquidiocese de Braga

O “homem vestido de branco” esteve sempre acompanhado pelo arcebispo primaz de então, D. Eurico Nogueira, incluindo durante o trajeto efetuado no papamóvel, até ao altar livre que se encontrava no santuário, onde ambos celebraram a missa. Tudo foi acompanhado por um helicóptero que recolhia imagens em direto para a RTP. Com atraso na chegada à estação, que ocorreria pouco depois das 14:00, Sua Santidade partiu de helicóptero rumo ao Porto, pouco passava das 18:00 horas da tarde.

Para trás, para além de mais de uma centena de pessoas assistidas face aos aglomerados e aos dias de acampamento à chuva e ao frio para assegurar lugar, deixou uma marca que ainda hoje é recordada pela sociedade civil, não só do concelho de Braga mas como de toda a região Norte do país. Foi ainda erguida uma estátua em sua honra, no recinto religioso bracarense.

Estátua de João Paulo II no Sameiro. Foto: DR

Alvo de atentado um ano antes da visita, Carol Voitila foi o papa e chefe da Igreja Católica de 16 de outubro de 1978 até à data de sua morte, a 02 de abril de 2005. Teve o terceiro maior pontificado da história, apenas superado pelo papa original São Pedro e por Pio IX. Foi ainda o primeiro papa não italiano desde 1522. Foi sucedido por Bento XVI a 19 de abril de 2005. Foi declarado santo a 27 de abril de 2014.

Populares