Famalicão recebe festas Antoninas com "programa repleto de tradição" e D.A.M.A. - O MINHO
Redes Sociais

Famalicão recebe festas Antoninas com “programa repleto de tradição” e D.A.M.A.

Famalicão

Famalicão recebe festas Antoninas com “programa repleto de tradição” e D.A.M.A.

As festas Antoninas, “uma das maiores romarias do Norte” em Vila Nova de Famalicão, arrancam na próxima sexta-feira com “um programa repleto de tradição, devoção e animação”, divulgou hoje em comunicado a câmara municipal.

Vídeo: Divulgação / CM Famalicão

A cidade de Famalicão vai celebrar até ao dia 13 de junho as festas Antoninas, sendo que no primeiro dia vão atuar as Antoninas infantis, “marchantes de palmo e meio”, que são presença habitual na abertura do evento, refere a câmara.

“As festas Antoninas são um traço marcante da memória coletiva de Famalicão e é um momento de valorização e afirmação das tradições, identidade e história da comunidade”, refere no comunicado o presidente da câmara, Paulo Cunha.

Segundo a Câmara Municipal de Famalicão, o concerto dos D.A.M.A. na noite do dia 11 de junho, o desfile das Marchas Antoninas no dia 12 e os concertos com entrada livre na Praça D. Maria II “são os pontos altos das festas”.

QUIZ. 12 Perguntas sobre Famalicão. Quantas acerta?

As Marchas Antoninas vão contar com a participação de 11 associações, que se prepararam durante meses com “empenho e dedicação” para o desfile, salientou o comunicado.

No dia 09 de junho, o ex-concorrente do programa The Voice Portugal, Tiago Nacarato, também vai subir ao palco.

No âmbito da vertente religiosa das festas, vai celebrar-se uma missa e procissão solene em honra de Santo António.

“Durante as festas há ainda mais de uma dezena de atividades desportivas, as cascatas de santo António, os cantares ao desafio, as arruadas e os tão animados arraiais populares onde não faltam a sardinhada assada, o bailarico e o cheirinho a manjerico”, avançou a Câmara Municipal.

Jornal digital da região do Minho.

Mais Famalicão