Famalicão promove concurso voltado ao “cinema jovem português”

Famalicão promove concurso voltado ao "cinema jovem português"

O novo cinema jovem português vai mostrar-se ao país entre 18 e 25 de novembro a partir de Vila Nova de Famalicão. Decorrido o prazo de concurso desta nova montra do cinema jovem português, será agora altura para o grande público apreciar as 28 curtas de jovens realizadores nacionais admitidas pelo júri e de onde sairá o grande vencedor do Grande Prémio Joaquim de Almeida, a ser entregue na gala final do Ymotion, que se realiza no dia 25 de novembro, pelas 21:30, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão.

Naquele que será o ano de afirmação do evento, o Ymotion pensou numa programação que aponta caminhos e coloca questões sobre a cinematografia jovem nacional. A Mostra de Cinema Jovem, cujo grande alvo é um público juvenil na idade dos porquês cinéfilos, divide-se entre a projeção das curtas metragens inscritas para competição no festival, que inclui votação dos espetadores para o prémio do público, e o ciclo “O Novo Cinema Português” que inclui projeções e debates com cineastas e convidados.

“O cinema jovem português, filho afastado do Novo Cinema, tem muitos afluentes. Afluentes e confluências. Dizer que fazem todos o mesmo cinema é um equívoco recorrente. Neste olhar que proponho vamos poder ver uma variedade de formas e estilos. Cineastas jovens que nada têm a ver uns com os outros”, diz Rui Pedro Tendinha, comissário da mostra.

E apresenta: “De um lado, Carlos Conceição e a sua plasticidade única, do outro André Marques, um cineasta que se desafia constantemente. E porque o cinema nacional não vive só dos rasgos de talento dos realizadores, a escolha de Os Olhos de André, de António Borges Correia, em antestreia nacional, produzido pela Blackmaria, é também uma pista para seguirmos um percurso de apostas de uma produtora.”

“São filmes e gestos de cinema verdadeiramente estimulantes e com um sinal dos tempos. Quer a nível de linguagem, quer a nível de formas”, conclui o programador das sessões da Mostra Ymotion 2017, não deixando de avisar que “é tempo de começarmos a amar um pouco mais o nosso cinema…”

Todas as sessões da YMotion 2017 são de entrada livre até à lotação das salas. As projeções dividem-se entre a Casa da Juventude de Vila Nova de Famalicão, o Centro de Estudos Camilianos, na Casa de Camilo, em Seide S. Miguel, a Casa das Artes, em Famalicão, e a Casa de Esmeriz, em Esmeriz.

Esta é a terceira edição do Ymotion, um festival dirigido aos jovens entre os 12 e os 35 anos, procurando promover a criação, produção e divulgação do cinema jovem português e fomentar sinergias entre escolas secundárias e instituições de ensino superior. Mário Augusto, Rui Tendinha e Tiago R. Santos são os embaixadores do Ymotion 2017. Organizado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, através do Pelouro da Juventude, o festival visa revelar nomes da realização e da interpretação da sétima arte feita em Portugal. É também uma mostra com uma política de divulgação do melhor que se faz nas áreas mais independentes, apostando numa eclética seleção.

PROGRAMA YMOTION

Mostra de Cinema Jovem
De 18 a 24 de novembro
Casa da Juventude de Famalicão | Centro de Estudos Camilianos | Casa das Artes | Casa de Esmeriz

Gala Final
25 de novembro | 21h30
Casa das Artes

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Gestora de fundos comunitários do norte vai premiar projetos inovadores da região

Gestora de fundos comunitários do Norte vai premiar projetos inovadores da região

Próximo Artigo

IPCA promove Conferência Internacional de Design e Comunicação Digital

Artigos Relacionados