O Famalicão perdeu hoje no terreno do Sporting por 2-0, em jogo da 21.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.
Rui Pedro Silva promoveu a estreia do ‘reforço’ de inverno João Carlos Teixeira (ex-Feyenoord) e chamou ao ‘onze’ Pêpê Rodrigues, que renderam Gustavo Assunção e Ivan Jaime, em relação ao nulo com o Arouca.
Já Ruben Amorim, em relação ao último jogo (Belenenses SAD), no Sporting fez três alterações. Saíram Neto, Nuno Santos e Ugarte e figuraram na equipa inicial Coates, Matheus Reis e Palhinha.
Com Slimani no banco, a entrada do Sporting não podia ter sido mais positiva. Paulinho foi rasteirado por Adriàn Marín, aos quatro minutos, e o árbitro setubalense André Narciso assinalou grande penalidade. Na conversão, aos seis, Sarabia não perdoou e bateu Luiz Júnior, somando o sexto golo na conta pessoal na I Liga esta temporada.
Os famalicenses mantiveram-se focados, a pressionar alto e a procurar jogar no meio-campo do adversário, procurando equilibrar as forças com os campeões nacionais. Aos 30 minutos, João Carlos Teixeira, na direita, entrou na área e com o pé esquerdo testou os reflexos de Antonio Adán.
Aliás o guarda-redes do Sporting acabaria por ser o herói da primeira parte, e de certa forma do jogo, ao defender uma grande penalidade, aos 45+6 minutos, cobrada por Simon Banza a castigar falta de Pedro Porro sobre Pêpê Rodrigues, após intervenção do videoárbitro (VAR) liderado por Bruno Esteves.
Na segunda parte, as ações de jogo mantiveram-se dividas e aos 56 minutos o Sporting perdeu a utilização de Pedro Porro para o clássico da próxima jornada com o FC Porto, depois de ter visto cartão amarelo e completado o conjunto de cinco por falta sobre Bruno Rodrigues.
Perante esta ‘baixa’ e por precaução, o treinador Rúben Amorim substituiu pouco depois João Palhinha, também ele ‘à bica’, colocando em campo Ugarte.
Coincidentemente, logo a seguir, os ‘leões’ ampliaram a contagem por intermédio de Matheus Reis, aos 63, ao aproveitar uma sobra de bola depois de um pontapé de canto.
O Famalicão bem tentava ombrear com o Sporting (ambas equipas tiveram cinco remates enquadrados no jogo), mas a letalidade dos visitados, somada à boa exibição de Adán, acabou por matar as aspirações dos antepenúltimos classificados, com 17 pontos.
A chamada de Slimani ao jogo levou os adeptos presentes em Alvalade ao rubro, comemorando como se de um golo se tratasse, mas o resultado estava feito. Contudo ficou o teste do reforço argelino a fazer dupla no ataque com Paulinho.
Ficha de Jogo
Jogo no Estádio José Alvalade, em Lisboa.
Sporting – Famalicão, 2-0.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, Sarabia, 06 minutos (grande penalidade).
2-0, Matheus Reis, 63.
Equipas:
– Sporting: Adán, Gonçalo Inácio, Coates, Feddal (Ricardo Esgaio, 46), Pedro Porro (Nuno Santos, 74), Palhinha (Ugarte, 59), Matheus Nunes, Matheus Reis, Sarabia (Slimani, 74), Pedro Gonçalves (Tabata, 63) e Paulinho.
(Suplentes: João Virgínia, Tabata, Slimani, Nuno Santos, Neto, Ugarte, Marcus Edwards, Ricardo Esgaio e Daniel Bragança).
Treinador: Rúben Amorim.
– Famalicão: Júnior, Alexandre Penetra, Riccielli, Alex Nascimento, Ivo Rodrigues, Pêpê (Gustavo Assunção, 85), Pickel, Adrián Marín (Ibrahim, 90+2), João Carlos Teixeira (Jhonder Cádiz, 71), Bruno Rodrigues e Simon Banza.
(Suplentes: Zlobin, Diogo Queirós, Iván Jaime, Gustavo Assunção, Kadile, Batubinsika, De la Fuente, Jhonder Cádiz e Ibrahim).
Treinador: Rui Pedro Silva.
Árbitro: André Narciso (AF Setúbal).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Alex Nascimento (45+3), Feddal (45+3), Pedro Porro (56) e Pickel (74).
Assistência: 25.640 espectadores.