Famalicão, com 26 remates e 72% de posse, é derrotado em casa ao minuto 97

13.ª jornada da Liga
Famalicão, com 26 remates e 72% de posse, é derrotado em casa ao minuto 97

O Futebol Clube (FC) de Famalicão perdeu (2-3), esta tarde, em casa, frente ao Tondela, em jogo a contar para a 13.ª jornada da Liga portuguesa de futebol. Apesar de terem mais 70% de posse de bola e mais de 25 remates à baliza adversária, os famalicenses ainda conseguiram recuperar, mas um golo aos 90+7, por John Murillo, arrumou os azuis.

O extremo venezuelano apareceu isolado e contornou Defendi para resolver o jogo numa fase em que a sua equipa tentava, acima de tudo, segurar o empate, depois de um jogo em que os beirões até estiveram a vencer por 2-0, com golos de Pepelu (seis minutos) e Xavier (19), antes de a equipa da casa responder, por Roderick (39) e Fábio Martins, de penálti (54).

Quando as equipas ainda se estudavam neste duelo inédito do futebol nacional, o Tondela aproveitou o primeiro canto do desafio para chegar à vantagem: após cobrança de João Pedro na esquerda, Pepelu ganhou posição entre os defesas contrários ao primeiro poste e cabeceou para o seu primeiro golo no campeonato.

Obrigada a recuperar de uma desvantagem desde cedo, a equipa famalicense quis desequilibrar o adversário com a circulação rápida da bola e ‘tabelas’ nas alas, mas continuou a errar na hora de recuar para defender, fragilidade que os jogadores treinados por Natxo González aproveitaram para dilatar o resultado.

O extremo Xavier progrediu pela esquerda e tirou partido de um desentendimento entre Riccieli e Nehuén Pérez para se isolar e marcar o seu primeiro golo no campeonato, num remate cruzado, à segunda tentativa.

Os anfitriões continuaram no ataque até ao intervalo e, depois de quase terem reduzido aos 21 minutos, num cabeceamento de Fábio Martins travado por Cláudio Ramos, colheram a recompensa aos 39, quando Roderick se estreou a marcar na prova, após um cabeceamento certeiro ao segundo poste, na sequência de um cruzamento de Pedro Gonçalves, na direita.

Após o intervalo, o Famalicão viu o ataque reforçado, com a entrada do ala Rúben Lameiras, e o Tondela a defesa, com a inclusão do central Philipe Sampaio, mas foi a equipa beirã que teve a primeira ocasião flagrante: assistido por João Pedro, o ala Jhon Murillo atirou ao lado, com a baliza deserta e muito tempo para decidir.

Os tondelenses ‘pagaram’ esse desperdício com o tento do empate, marcado numa grande penalidade que sancionou falta de Philipe Sampaio sobre Pedro Gonçalves, ao minuto 53, e foi convertido no minuto seguinte por Fábio Martins (sétimo golo na I Liga).

Após a igualdade, as oportunidades continuaram a aparecer, com a formação beirã a ameaçar o golo num livre de João Pedro, aos 57 minutos, e num remate de Xavier, travado por Defendi, aos 68.

O Famalicão manteve, porém, o ascendente ofensivo até ao apito final e desperdiçou a reviravolta num remate de Anderson por cima, aos 62 minutos, e num cabeceamento aos 69, cuja recarga deu um golo anulado, que esteve em análise pelo videoárbitro (VAR) durante sete minutos.

Jhon Murillo acabou por ‘estragar’ os planos minhotos e permitiu ao Tondela encerrar uma série de três jogos sem vitórias e subir provisoriamente ao sexto lugar, com 18 pontos, enquanto o Famalicão, com 24, vai concluir a jornada no terceiro posto, mas pode sofrer a aproximação de outras equipas.

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio Municipal de Famalicão.

Famalicão – Tondela, 2-3.

Ao intervalo: 1-2.

Marcadores:

0-1, Pepelu, 06 minutos.

0-2, Xavier, 19.

1-2, Roderick, 39.

2-2, Fábio Martins, 54 (grande penalidade).

2-3, Jhon Murillo, 90+7.

Equipas:

– Famalicão: Defendi, Riccieli (Rúben Lameiras, 46), Nehuén Pérez, Roderick, Alex Centelles, Gustavo Assunção (Guga, 76), Racic, Pedro Gonçalves, Diogo Gonçalves, Fábio Martins e Anderson (Toni Martínez, 81).

(Suplentes: Vaná, Cafú Phete, Guga, Ofori, Schiappacasse, Rúben Lameiras e Toni Martínez).

Treinador: João Pedro Sousa.

– Tondela: Cláudio Ramos, Moufi, Bruno Wilson, Yohan Tavares, Filipe Ferreira, Jaquité, João Pedro (Denilson Júnior, 61), Pepelu, Jhon Murillo, Xavier (Jonathan Toro, 77) e Tomislav Straklj (Philipe Sampaio, 46).

(Suplentes: Babacar Niasse, Ricardo Alves, Philipe Sampaio, Pedro Augusto, Richard Rodrigues, Jonathan Toro e Denilson Júnior).

Treinador: Natxo González.

Árbitro: João Bento (AF Santarém).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Pepelu (45), Gustavo Assunção (45+1), Filipe Ferreira (50), Philipe Sampaio (53), João Pedro (58), Bruno Wilson (81), Guga (88), Jaquité (90+5) e Jhon Murillo (90+7)

Assistência: cerca de 4.000 espetadores.

(notícia atualizada às 22h46)

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Viana serviu bolo-rei gigante com 230 quilos

Viana serviu bolo-rei gigante com 230 quilos

Próximo Artigo
Os verdes elegem transporte ferroviário como "pilar" de combate ao aquecimento global

Os Verdes elegem transporte ferroviário como "pilar" de combate ao aquecimento global

Artigos Relacionados