Expropriação de 50 parcelas para nova ponte em Viana vai custar 326 mil euros

Financiamento do PRR em risco
Expropriação de 50 parcelas para nova ponte em viana vai custar 326 mil euros
Imagem: CM Viana do Castelo

A Câmara de Viana do Castelo declarou hoje a utilidade pública da expropriação de 50 parcelas de terreno, por 326.460 euros, para a construção da nova ponte sobre o rio Lima, segundo edital publicado em Diário da República (DR).

Em julho, o presidente da Câmara de Viana do Castelo, à margem de uma reunião extraordinária do executivo municipal, anunciou que o processo de adjudicação e construção da nova ponte foi contestado em tribunal por um concorrente.

Luís Nobre admitiu que, com o processo judicial, o investimento financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) “pode cair”.

“Podemos ficar sem capacidade temporal para executar a obra e pode cair o investimento”, afirmou Luís Nobre (PS).

A empreitada da quarta travessia sobre o rio Lima, de mais de 20,6 milhões de euros e um prazo de execução de 510 dias (cerca de um ano e meio), “tem de ficar concluída até dezembro de 2025”, avisou o autarca.

O edital hoje publicado em DR refere que a declaração de utilidade pública das expropriações abrange terrenos da União de Freguesias (UF) de Torre e Vila Mou, da UF de Cardielos e Serreleis, da UF de Subportela, Deocriste e Portela Suzã e da UF de Geraz do Lima (Santa Maria, Santa Leocádia e Moreira) e Deão, do concelho de Viana do Castelo.

“A execução deste projeto implica a utilização de áreas integradas na Reserva Ecológica Nacional (REN) do município de Viana do Castelo, conforme delimitação aprovada através da Resolução do Conselho de Ministros (…)”, adianta o edital.

Segundo o documento, a construção da nova ponte, “envolve, assim, a afetação de 45.347 metros quadrados(m2) de solo integrado na REN, nos sistemas de sapais, zonas húmidas, zonas ameaçadas pelas cheias, estuários e leitos de cursos de água, algumas das quais sobrepostas”, sendo que 21.505 m2 serão impermeabilizados.

De acordo com um parecer da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), o projeto é compatível com o Plano Diretor Municipal de Viana do Castelo e, face à sua natureza, não existe alternativa de localização que não afete solos integrados em REN.

A quarta ponte sobre o rio Lima, entre a Estrada Nacional (EN) 203, na freguesia de Deocriste, e a EN 202, em Nogueira, terá uma extensão total aproximada de 1,95 quilómetros.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Rendas podem subir 2,16% no próximo ano

Rendas podem subir 2,16% no próximo ano

Próximo Artigo
Preço dos combustíveis na próxima semana

Preço dos combustíveis na próxima semana

Artigos Relacionados