Esta quinta em Braga com mais de 500 anos vai ser conjunto de interesse municipal

Quinta da Torre do Enxido
Esta quinta em braga com mais de 500 anos vai ser conjunto de interesse municipal
Foto: CM Braga

A Câmara de Braga deu início ao procedimento para a classificação da Quinta da Torre do Enxido como conjunto de interesse municipal, segundo edital hoje publicado em Diário da República.

Assinado pelo presidente da câmara, Ricardo Rio, o edital refere que a decisão de classificação foi aprovada na reunião do executivo de 27 de maio.

A Quinta da Torre do Enxido, situada na União de Freguesias de Crespos e Pousada, é um prédio formado por um conjunto de edificações que inclui três edifícios de arquitetura civil, destinados a habitação e serviços, um edifício de arquitetura religiosa, um fontanário e jardim, inseridos num contexto rural.

A ermida primitiva dedicada a Santo Amaro foi instituída nos finais do século XV, tendo sido reconstruída em 1763.

“A capela, atualmente dedicada a Santo Amaro “O Velho”, apresenta planta retangular de uma só nave, com a sacristia em corpo adossado, constituindo, todo o conjunto, uma construção arquitetónica tipicamente do barroco bracarense”, refere o município, na proposta de classificação.

Já o fontanário de São Jerónimo é de estilo barroco e foi mandado edificar na década de 60 do século XVIII, por ordem do proprietário.

Está localizado no logradouro, a poucos metros da casa principal e da torre.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Praias fluviais de braga já têm bandeira azul hasteada

Praias fluviais de Braga já têm bandeira azul hasteada

Próximo Artigo
'stock' de casas à venda em viana caiu 14%

'Stock' de casas à venda em Viana caiu 14%

Artigos Relacionados