O Banco de Portugal colocará em circulação, no próximo dia 20 de março, uma moeda de coleção com o valor facial de 7,50 euros, designada “Capitais Ibero-Americanas, Lisboa”, integrada na série “Ibero-Americana”.
Em comunicado, o Banco de Portugal adianta que a distribuição ao público será efetuada por intermédio das instituições de crédito, das tesourarias do Banco de Portugal e das lojas da Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
A moeda “Capitais Ibero-Americanas, Lisboa” apenas tem poder liberatório em Portugal.
Apresenta no anverso: ao centro, o escudo nacional, circundado pelas legendas “Portugal” e “2024” e pelo valor facial; na orla, os escudos dos oito países que integram a série em 2024.
E no reverso tem: ocupando todo o campo central, um ascensor numa rua estreita tradicional de Lisboa; na orla esquerda, as legendas “XIII Série” e “Capitais Ibero-Americanas”; na orla direita, a legenda “Casa da Moeda”, a indicação do autor e a legenda “Lisboa”.
As caraterísticas desta moeda foram aprovadas pela Portaria n.º 440/2023, publicada no Diário da República, 1.ª série, n.º 242, de 18 de dezembro.
O Banco de Portugal acrescenta que foi definido o limite de emissão de 25.000 moedas com acabamento normal.