Cávado
Esposende: Zendensino garante Ensino da Música a mais de 300 alunos
em

O Ensino Articulado da Música no concelho de Esposende será assegurado pela Cooperativa de Ensino Zendensino, através da Escola de Música de Esposende, enquanto não for definida a nova estrutura que irá agregar as diversas manifestações artísticas do Município.
Até ao último ano letivo, o financiamento para o ensino artístico foi assegurado através de candidaturas sucessivas ao POPH – Programa Operacional Potencial Humano, do anterior quadro comunitário de apoio.
Contudo, de acordo com a Câmara Municipal de Esposende, este financiamento era insuficiente.
“Atendendo a que o Programa não garantia o financiamento da totalidade dos alunos inscritos, o Município de Esposende, ultrapassando as suas competências, vinha assegurando o restante montante necessário para permitir que todos pudessem aceder ao ensino artístico, num esforço financeiro superior a 100 mil euros”, refere nota informativa do Município.
Na sequência da extinção do POPH, o financiamento do Ensino Articulado da Música passa a ser assegurado, já no ano letivo 2015/2016, pelo orçamento geral do Estado, através de contratos de patrocínio. Este modelo de financiamento é materializado através da realização de concurso para um período de 3 anos, sendo que a Zendensino ficou em 2.º lugar ao nível da região norte. Este processo “garante uma mais célere transferência de verbas, o que se revela mais vantajoso para a instituição”, que, por força do atraso nos pagamentos do POPH, se via obrigada a recorrer a empréstimos bancários para cumprir os seus compromissos com os docentes afetos ao Ensino Articulado.
Para o ano letivo 2015/2016, a Zendensino obteve financiamento para 244 alunos do ensino articulado e 13 para a iniciação. No entanto, pretende encontrar financiamento para um maior número de alunos, havendo a possibilidade de financiar 287 alunos para o ensino articulado e 19 para a iniciação, facto que originou algum atraso na divulgação das vagas.
“Este número de alunos permitirá à Zendensino manter o vínculo laboral com todos os professores da Escola de Música de Esposende, de acordo com o Contrato Coletivo de Trabalho para o Ensino Particular e Cooperativo, assegurando, deste modo, o bom funcionamento da Escola”, afirma o mesmo comunicado.
Fruto da parceria estabelecida entre a Câmara Municipal e a Escola de Música, manter-se-ão em atividade, eventualmente com financiamento reforçado, os projetos do Coro de Pequenos Cantores de Esposende e do Coro Ars Vocalis.
“O apoio do Município tem sido imprescindível e determinante para a manutenção destes projetos, bem como para o bom funcionamento da Escola de Música, pela cedência gratuita das instalações, permitindo que o financiamento governamental seja canalizado em exclusivo para os alunos”, acrescenta a Câmara Municipal de Esposende.

Leia Também
Autarca alerta para “situação de grave perigo” na barra de Esposende
Embarcação de pesca ficou encalhada na barra de Esposende
Aldi abre no dia 10 de março em Esposende e cria 20 postos de trabalho
Quase todos os concelhos do Minho descem para risco moderado
Homem desaparecido em Esposende desde segunda: “Pode estar desorientado a precisar de ajuda”
Mia Couto vence edição de 2021 do Prémio Literário de Esposende
Populares
- AveHá 4 horas
Jovem de 20 anos fica com a perna lacerada numa fresa de trator em Cabeceiras de Basto
- BragaHá 6 horas
Carro cai numa ravina em Póvoa de Lanhoso e faz um ferido
- RegiãoHá 1 dia
Grupo com stands em Braga, Barcelos e Viana faturou 142 milhões. “Melhor ano de sempre”
- BragaHá 9 horas
Agredida à sacholada por cunhado em Póvoa de Lanhoso