Seguir o O MINHO

Braga

Esposende e Viana com água do mar mais quente que Lagos e Albufeira

Mar em Apúlia e Ofir com temperaturas de 18ºC

em

Foto: Praia de Apúlia

A temperatura da água do mar na região Norte do país está surpreendentemente acima da média de conhecidas praias no Algarve, devido à conjugação do vento e da sua intensidade na região Sul do país.

De acordo com o Instituto Português de Mar e Atmosfera, para este sábado, as praias de Ofir e de Apúlia, em Esposende, registam temperaturas de mar mais altas (18ºC) relativamente a algumas praias de Lisboa e do Algarve.

Também Viana do Castelo tem temperaturas do mar a indicar 17ºC, mais do que a região oeste algarvia.

As praias de Albufeira e Lagos, na zona oeste do Algarve, registam média de 17ºC e 15ºC, respetivamente, enquanto que a praia de Carcavelos e Costa da Caparica, na região de Lisboa, registam 16ºC.

Este fenómeno de temperaturas mais baixas nas praias do Algarve, de acordo com a mesma fonte, regista-se devido ao up-welling, com o ‘vento norte’ a soprar com maior intensidade a sul do Cabo Carvoeiro, levando a que camadas de água mais frias subam à superfície junto à costa.

Anúncio

Braga

Carro cai a um campo em acidente em Braga

Duas pessoas ficaram feridas

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Duas pessoas ficaram feridas, este domingo à tarde, na sequência da colisão entre duas viaturas ligeiras, na rua das Valas, em Morreira, no concelho de Braga.

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Fruto do choque, um dos automóveis acabou mesmo por cair a um campo de cultivo. Contudo, ao que O MINHO apurou, apesar do aparato as vítimas sofreram apenas ferimentos considerados ligeiros.

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Os Bombeiros Voluntários e os Bombeiros Sapadores de Braga prestaram socorro às duas vítimas e transportaram-nas para o Hospital de Braga.

A GNR tomou conta da ocorrência.

Continuar a ler

Terras de Bouro

Quatro jovens estrangeiros perdidos resgatados na Serra do Gerês

Três neozelandeses e um cabo-verdiano

em

Foto: O MINHO

Quatro jovens estrangeiros, três neozelandeses e um cabo-verdiano, foram resgatados pela GNR na madrugada de hoje após se terem desorientado na Serra do Gerês, disse à Lusa a GNR de Braga.

Segundo a fonte, cerca das 22:00 de sábado os jovens – três homens e uma mulher – pediram apoio via telemóvel ao posto territorial da GNR de Terras de Bouro, por se terem afastado da trajetória que seguiam e não conseguirem orientar-se.

Foto: O MINHO

Foto: O MINHO

“O posto informou o CDOS [Comando Distrital de Operações de Socorro] de Braga, que ativou a equipa do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR, que procedeu ao resgate”, disse.

Conforme explicou a fonte do Comando Territorial de Braga da GNR, os jovens enviaram via ‘Whatsapp’ às autoridades as coordenadas GPS do local onde se encontravam, tendo sido localizados pelo GIPS pelas 01:00 de hoje, num local “bastante distante da estrada”.

Os jovens encontravam-se bem e a operação foi dada como finalizada pelas 04:00 da madrugada.

Continuar a ler

Braga

Cerca de 30 mil pessoas assistiram ao concerto de Mariza no Bom Jesus

Homenagem à classificação do santuário como Património Imaterial da UNESCO

em

Foto: Divulgação/Confraria Bom Jesus

Segundo a Confraria do Bom Jesus do Monte, perto de 30 mil pessoas estiveram concerto da fadista Mariza no local, que celebrou esta sexta-feira a inscrição na Lista do Património Mundial da UNESCO.

Varico Pereira, da Confraria do Bom Jesus do Monte, referiu que se tratou da verdadeira “festa do Património Mundial” em que o Bom Jesus prestou uma homenagem todos os bracarenses e amigos do Bom Jesus.

Foto: Divulgação/Confraria Bom Jesus

Foto: Divulgação / CM Braga

Foto: Divulgação / CM Braga

Foto: Divulgação / CM Braga

Foto: Divulgação / CM Braga

Foto: Divulgação / CM Braga

Foto: Divulgação / CM Braga

A fadista disse ainda que era uma “honra participar nesta data especial” e agradeceu às milhares de pessoas por se terem deslocado ao Bom Jesus para “ouvir cantar em português”.

Este concerto serviu para homenagear a classificação do santuário como Património Imaterial da UNESCO, uma das mais altas distinções para o património a nível mundial.

Continuar a ler

Populares