Seguir o O MINHO

Conteúdo Patrocinado

Escola Profissional D. Afonso Henriques, em Guimarães, oferece três cursos e já prepara mais

Educação

em

Foto: Divulgação

A Escola Profissional D. Afonso Henriques, recém-chegada a Guimarães, na freguesia de Creixomil, disponibiliza no presente ano letivo, diferentes cursos profissionais, nomeadamente de: Técnico/a de Logística, Técnico/a de Apoio Psicossocial e Técnico/a de Juventude.

Os cursos profissionais são uma via do Ensino Secundário, que permite a obtenção de uma certificação de nível IV da UE. São cursos que se destacam pela sua componente prática e pela aproximação ao mercado de trabalho e que permitem, no final da sua conclusão, o acesso ao Ensino Superior.

Esta é uma vertente extremamente valorizada pelos alunos da EPDAH que referem que sentem uma melhor preparação para o ensino superior por causa das aulas práticas. Enquanto os docentes dizem que a oferta formativa da escola que cativa os alunos com cursos onde existe a necessidade de profissionais no mercado de trabalho”.

Por seu lado, a Direção Pedagógica da Escola Profissional D Afonso Henriques, defende que “a oferta de formação da EPDAH seja alargada a áreas em que há necessidades por suprir na região, estando o processo de oferta de novos cursos já em preparação”.

A EPDAH pretende afirmar-se como um operador de formação de relevância na região pela interligação entre os alunos e comunidade empresarial. Os cursos oferecidos dão resposta a necessidades muito concretas e valorizadas na região.

O Curso Profissional de Técnico/a de Logística permite que os alunos à saída do curso consigam assegurar o adequado funcionamento das atividades logísticas da empresa, contribuindo para a otimização dos fluxos de informação, serviços, matérias primas, bem como produtos acabados, tendo em conta as normas de qualidade, higiene, segurança e ambiente no trabalho.

O Curso Profissional de Técnico/a de Juventude permite que os alunos à saída do curso estejam aptos a intervir na conceção, organização, desenvolvimento e avaliação de projetos, programas e atividades com e para jovens, mediante metodologias do domínio da educação não formal, facilitando e promovendo a cidadania, a participação e intervenção ativa na sociedade, a autonomia, a inclusão e o desenvolvimento pessoal, social e cultural.

O Curso Profissional de Apoio Psicossocial capacita os seus alunos para que no final do curso possam promover o desenvolvimento psicossocial de grupos e comunidades no domínio dos cuidados sociais e de saúde e da intervenção social e comunitária.

A Escola Profissional D. Afonso Henriques aceita alunos que completaram o 9º ano de escolaridade ou equivalente. Podem, ainda, candidatar-se alunos com o 10º ano ou com o 11º ou 12º anos incompletos. E a idade compreendida é entre os 15 e os 19 anos.

Populares