Seguir o O MINHO

Desporto

Câmara de Guimarães atribui voto de louvor à jovem piloto Maria Germano

Reconhecimento do mérito desportivo

em

Foto: DR

A Câmara de Guimarães atribuiu um voto de louvor à jovem piloto Maria Germano Neto, de 11 anos, como reconhecimento do seu mérito desportivo.

O voto foi aprovado em reunião do executivo, na quinta-feira.

Maria Germano Neto nasceu em Guimarães em 18 de agosto de 2010 e iniciou com 8 anos no Campeonato Nacional de Karting, na categoria de Cadetes, tendo sido a melhor estreante entre as meninas, após o que recebeu um convite para participar nas Finais Mundiais no famoso circuito francês de Le Mans.

No ano seguinte a equipa espanhola FA Racing, de Fernando Alonso (bicampeão mundial de F1), lançou-lhe o desafio de correr o competitivo Campeonato Espanhol de Karting e o Campeonato da Europa. Em Espanha, Maria Germano foi uma das grandes revelações do karting nos últimos anos. Na época de estreia a piloto vimaranense subiu ao pódio, logo na terceira prova. Na etapa seguinte do Campeonato, confirmou ao que ia subindo ao lugar mais alto do pódio. Terminou o campeonato espanhol em 4º lugar, entre 23 concorrentes e foi a melhor rookie e a melhor piloto feminina.

No final de 2021, foi eleita pela Comissão de Mulheres no Desporto Automóvel da FIA, liderada por Michèle Mouton, para a segunda edição da FIA Girls on Track – Rising Stars, tendo vencido o certame. Esse facto fez com que fosse contemplada com a possibilidade de disputar uma época internacional de Karting, com o apoio financeiro da Ferrari Driver Academy e da Tony Karting. A portuguesa e Vimaranense torna-se assim a mais jovem piloto de sempre a ser apoiada através deste programa da FIA, que visa apoiar jovens pilotos femininas.

Populares