Escola de Ciências da UMinho comemora 44 anos

Programa inclui uma palestra que assinala os 150 anos da primeira tabela periódica

A Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM) celebra, hoje, o seu 44º aniversário, às 14:30, no auditório B2 do Complexo Pedagógico II, no campus de Gualtar, em Braga. A cerimónia prevê as intervenções do reitor Rui Vieira de Castro e da presidente da ECUM, Manuela Côrte-Real.

Além da entrega de prémios escolares, destaca-se às 15:45 a palestra “O Ano Internacional da Tabela Periódica como celebração dos seus 150 anos”, por Christopher Brett, vice-presidente da União Internacional de Química Pura Aplicada (IUPAC) e presidente eleito para o biénio 2020 2021.

O cientista vai falar sobre a evolução do pensamento que conduziu ao surgimento desta tabela, concebida em 1869 pelo russo Dmitri Ivanovich Mendeleev, e a importância dos elementos químicos para a indústria, a humanidade e o planeta.
O programa de comemorações prossegue com a leitura encenada do texto “A caminho de Copenhaga”, apresentado pelo Gume – Grupo de Teatro da UMinho, terminando pelas 17:00 com um momento de confraternização.

Criada em 1975, a ECUM é uma das maiores escolas da UMinho e está implantada nos campi de Gualtar e Azurém (Guimarães), onde desenvolve atividades de ensino, investigação e interação com a sociedade.

Possui cinco departamentos (Biologia, Ciências da Terra, Física, Matemática e Aplicações, Química) e seis centros de investigação, com resultados reconhecidos em rankings internacionais.

Conta com 185 docentes de carreira, todos doutorados, e 37 trabalhadores não docentes e não investigadores. A ECUM tem cerca de 2000 estudantes nas suas onze licenciaturas, catorze mestrados e onze doutoramentos.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Em Guimarães vai falar-se sobre a morte em congresso internacional

Próximo Artigo

Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica manifestam-se em Lisboa

Artigos Relacionados
x