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O Destacamento de Trânsito da GNR de Braga realizou mais uma das ações da “Operação Moto”, entre Esposende, Barcelos e Braga, ao longo da Estrada Nacional 103 (EN103), esta tarde, tendo por outro lado surpreendido automobilistas com excesso de velocidade.
Segundo referiu a O MINHO ao final desta sexta-feira o comandante daquela subunidade da Guarda Nacional Republicana, capitão Luís Pinheiro, esta ação insere-se na “Operação Moto”, com âmbito nacional, que começou quarta-feira e terminará no próximo domingo.
De acordo com aquele oficial da GNR, “esta operação de âmbito nacional incide mais em veículos motorizados de duas rodas, tendo em vista a verificação das condições de tais veículos para andar na estrada, para além de controlar velocidade, álcool e documentos”.
O capitão Luís Pinheiro aconselhou os motociclistas “a fazerem uma condução prudente, em especial a adequada à via e às condições atmosféricas, bem como a utilização de luvas, de capacete e de colete, que são muito importantes, porque evitam-se ferimentos graves”.



Prevenir comportamentos de risco
Todas estas ações de fiscalização rodoviária têm sido direcionadas no sentido de prevenir comportamentos de risco durante a condução de motos – motociclos e ciclomotores – nas vias com maior intensidade de tráfego, com o objetivo de inverter a tendência de aumento da sinistralidade, que tem vindo a ser registada pela Guarda Nacional Republicana.
Ao longo de toda a operação estão a ser empenhados militares dos Comandos Territoriais e da Unidade Nacional de Trânsito, que estão especialmente atentos face às infrações de excesso de velocidade, não utilização de equipamentos de proteção, manobras perigosas, estado dos pneumáticos, sistemas de iluminação e matrícula, condução sem habilitação legal e ainda condução sob o efeito do álcool ou de substâncias psicotrópicas.
Os militares da GNR fazem igualmente ações de sensibilização dirigidas aos condutores de motociclos e ciclomotores, aconselhando-lhes, entre outros aspetos, o uso do capacete, de vestuário de proteção resistente e material retrorrefletor, a obrigação de circular sempre com os médios acesos, para ser bem visto, não circular entre filas de veículos e adequar a velocidade ao estado do piso, garantindo sempre igualmente as distâncias de segurança.
Motociclistas aplaudem iniciativa
Um dos motociclistas intercetados pela GNR, Paulo Sousa, de Barcelos, afirmou a O MINHO “achar bem este tipo de ações, porque é o início do bem tempo, em que toda a gente quer andar de moto, às vezes com um pouco de folia e outras não, mas eu só por lazer e mais aos fins de semana”.
Por sua vez, outro condutor de moto, Vítor Madureira, de Esposende, referiu a O MINHO que “estas operações stop da GNR fazem todo o sentido, é um facto, porque fazem-nos pensar um pouco mais nas questões de segurança”.
Vítor Madureira aproveitou ainda a presença de jornalistas para preconizar o aumento dos limites máximos de velocidade em autoestradas, no caso das motos, “de 120 para pelo menos 160” quilómetros horários.



Mais mortos e feridos
Uma das razões desta operação nacional da GNR foi que, em 2017, dos 77.303 acidentes de viação registados pela GNR, de onde resultaram 433 vítimas mortais e 1.646 feridos graves, 5.815 destes mesmos acidentes envolveram veículos motorizados com duas rodas.
Dos referidos 5.815 acidentes com veículos de duas rodas, resultaram 104 vítimas mortais (mais 35 do que em 2016) e 431 feridos graves (mais 100 do que em 2016), sendo que as principais incidências ocorreram aos sábados e domingos, segundo a estatística da GNR.



GNR ensina a conduzir
Entretanto, a Guarda Nacional Republicana, realiza esta sábado, em Queluz, uma ação de sensibilização destinada a condutores de motociclos e ciclomotores, no sentido de contribuir para a diminuição da sinistralidade rodoviária envolvendo este tipo de veículos.
Pela primeira vez vai ser ministrada uma ação prática por militares especialistas em segurança rodoviária e em condução defensiva de veículos motorizados de duas rodas, na qual os participantes são convidados a efetuar um circuito dentro das instalações da Escola da Guarda, onde terão oportunidade de colocar em prática os ensinamentos de segurança rodoviária e de perícia de condução, apreendidos antes na sessão teórica, nomeadamente, posição de condução, segurança ativa e passiva, travagem de emergência e trajetórias de segurança.
Durante esta ação, ministradas por militares da Escola da Guarda e da Unidade Nacional de Trânsito, vão estar presentes 21 condutores de motociclos e de ciclomotores.