Eixo Atlântico escolhe presidente e vice-presidente por unanimidade

Reunião do Eixo Atlântico. Foto: DR (arquivo)

O Eixo Atlântico, organização transfronteiriça que junta 38 concelhos do Norte de Portugal e da Galiza, elegeu esta quinta-feira para presidente o espanhol Alfredo García e a portuguesa Luísa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, para vice-presidente.

Os nomes dos dois novos líderes do Eixo Atlântico foram aprovados por unanimidade, referiu a instituição, em comunicado enviado à Lusa.

Luísa Salgueiro, que é a primeira mulher a ocupar este cargo, e citada numa nota da autarquia, manifestou “total empenho” no trabalho conjunto de valorização do território da fachada atlântica da Europa, sublinhando que a eleição permitirá também continuar a afirmar Matosinhos no contexto do Noroeste Peninsular.

Alfredo García é presidente de O Barco de Valdeorras, município em Ourense, na Galiza.

A reunião da comissão executiva do Eixo Atlântico, realizada em O Barco de Valdeorras, na Galiza, determinou ainda que Rui Moreira (Porto), Ricardo Rio (Braga), Abel Caballero (Vigo), Miguel Gomes (Barcelos), Xulio Ferreiro (A Coruña), Hernani Dias (Bragança), Rafael Cuiña (Lalín), José Tomé (Monforte de Lemos), Lara Mendez (Lugo) e José Maria Costa (Viana do Castelo) serão os restantes vogais do organismo.

A reunião ficou ainda marcada por uma posição conjunta sobre a necessidade de avançar para a unificação da coordenação do combate aos incêndios em toda a fronteira, tendo os autarcas considerado ser necessário reforçar a aposta na prevenção dos fogos.

A questão das infraestruturas também foi abordada, nomeadamente a construção da A76, entre Ponferrada (León) e Ourense (Galiza).

Após a reunião, a comissão executiva inaugurou a XII Bienal de Pintura, com 120 artistas, que em 2018 percorrerá as cidades do Eixo Atlântico.

O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular foi fundado em 1992 com 12 cidades portuguesas e galegas. A instituição desenvolve programas de cooperação em áreas tão distintas como o desporto, a administração portuária, a cultura e a formação.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Ricardo Rio vai à Eslovénia a reunião da rede "Eurocities"

Próximo Artigo

Viana apoia obras em porto de pesca de Castelo de Neiva em mais de 330 mil euros

Artigos Relacionados
x