Arquivo

EDP estuda instalação de antena de comunicações no Gerês para aumentar segurança na serra

Edp estuda instalação de antena de comunicações no gerês para aumentar segurança na serra

Uma equipa técnica da EDP desloca-se, na próxima semana, a Terras de Bouro para verificar qual o melhor local em termos de abastecimento de energia para servir a antena de comunicações que a Proteção Civil vai colocar no Gerês.

O autarca local Manuel Tibo salientou, em declarações a O MINHO que, “durante todo o ano e em especial no verão são aos milhares as pessoas que aqui se dirigem, percorrem trilhos, banham-se nos rios ou nas barragens e sobem a serra e, quando têm um acidente ou se perdem pelo caminho não conseguem pedir socorro”.

A decisão de colocação da antena foi tomada na sequência da visita ao concelho, em abril, do Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, e teve concordância posterior de Duarte Cordeiro, Ministro do Ambiente.

A este propósito, o presidente da Câmara de Terras de Bouro, Manuel Tibo, adiantou que este último governante se comprometeu, aquando da visita que fez, na semana passada, ao Município, – no quadro da reunião do Conselho de Ministros em Braga – a regressar ao concelho dias 18 e 19 de julho, para assinar, em nome do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), um conjunto de protocolos, visando a colocação de barreiras de segurança na Cascata de Várzeas, situada no lugar de Fecha de Barjas (Ermida), também conhecida como Cascata do Tahiti.

Edp estuda instalação de antena de comunicações no gerês para aumentar segurança na serra
Presidente da Câmara de Terras de Bouro, Manuel Tibo, ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, e a diretora regional do Norte do ICNF, Sandra Sarmento, na visita à região durante Conselho de Ministros. Foto: Joaquim Gomes / O MINHO

O Governo vai ainda assinar um protocolo para realizar obras de melhoramento em duas vias que atravessam o Parque Nacional da Peneda-Gerês: uma a da reconfiguração da estrada que liga a sede do concelho ao Santuário de Nossa Senhora da Porta Aberta e outra, da melhoria da estrada florestal, com colocação de rails de segurança, entre o lugar de A Guarda, no Campo do Gerês e a Mata da Albergaria.

O edil espera, ainda, conseguir que o Ministro aceite transferir para a autarquia, seis casas florestais propriedade do ICNF.

Via Intermunicipal Homem/Lima

Apesar destas boas notícias, falta concretizar o principal desejo, e necessidade de Terras de Bouro: a construção da via Intermunicipal Homem/Lima: “Tenho indicação de que o Governo está sensível e espero que se faça”, vincou.

Manuel Tibo prioriza, além da via Intermunicipal Homem/Lima,  o investimento na rede de água e na de saneamento já que “possui uma rede de Água de Abastecimento Público muito antiga e pouco ajustada as atuais necessidades da população e não possui cobertura total da rede de Águas Residuais, um problema acrescido para a preservação de um território em que a Natureza é a sua maior riqueza”.

“É primordial uma discriminação positiva para o Município no que concerne ao apoio ao investimento na construção e melhoria destas infraestruturas por parte do Governo”, defende.

A extensa lista de pedidos da autarquia – entregue há dias ao Governo – passa, ainda, pela atual fase de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM): “Necessitamos de um PDM que permita a fixação de população no concelho, a melhoria das condições de vida à população residente e a atração de investimento para a criação de emprego, desenvolvimento económico e social”.

Balneário de águas termais

Diz que, com o aproveitamento do recurso natural que é a água termal do Gerês, pretende-se construir um Balneário de Águas Termais ao ar livre, na Vila do Gerês.

Em termos de desenvolvimento o concelho geresiano quer “acolher várias empresas do setor tradicional, com tecnologias limpas face ao ambiente e empresas de base tecnológica, para o que é crucial para o desenvolvimento económico do território a criação de dois Parques Empresariais (no Vale do Homem e no Vale do Cávado).

Pede, ainda, a deslocação do Serviço Local de Atendimento de Terras de Bouro da Segurança Social para o novo edifício (este processo encontra-se pendente no Centro Distrital de Segurança Social de Braga), e lamenta a não publicação de novo despacho com o Mapa das Verbas a transferir para os municípios, no âmbito da transferência de competências da Ação Social, conforme o acordo sectorial de compromisso entre o Governo e a Associação Nacional de Município Portugueses (ANMP). E sugere ainda a requalificação, ampliação e melhoria dos equipamentos sociais.

Equipamentos desportivos

O concelho de Terras de Bouro encontra-se desprovido de algumas infraestruturas basilares para a prática desportiva, pelo que projeta os seguintes investimentos: construção de um campo/estádio de futebol municipal; Criação de uma zona desportiva em Terras de Bouro, uma infraestrutura que permita a prática de diversas modalidades desportivas, quer em polidesportivo quer ao ar livre, aliada a uma zona de lazer para convívio intergeracional. E, ainda, a construção de Piscina Municipal ao ar livre.

Central de Camionagem

O Município pretende, ainda, a construção de uma central de camionagem municipal, a ampliação da marina de Rio Caldo na Albufeira da Caniçada (fingers e estacionamento) e a Reabilitação Urbana e Construção de Passeio Pedonal em Rio Caldo/Entre Pontes e o Tanquinho (Construção de um passeio pedonal em Rio Caldo, incluindo a área de reabilitação urbana de Rio Caldo, circundando o acesso à marina e os acessos às pontes de Rio Caldo).

Lembra a candidatura da Geira Romana a Património Mundial da UNESCO e quer a construção de uma biblioteca, uma vez que não tem Biblioteca Municipal. O rol envolve, também, a construção de um novo Centro Escolar (1.º Ciclo e Jardim de Infância) na sede do concelho.

Exige, por outro lado, que seja aplicada a Estratégia Local de Habitação (Assinado acordo com o IHRU a 20.03.2023).

Variante a Braga

No documento consta a construção de uma variante rodoviária de ligação de Rio Caldo ao concelho de Braga por Amares, que permitirá “uma mais eficiente acessibilidade da população residente, visitantes e turistas, especialmente em épocas de maior afluência ao Santuário de São Bento da Porta Aberta, à Vila Termal do Gerês e ao Parque Nacional da Peneda Gerês”.

E quer o alargamento da EN 307 (liga o concelho de Terras de Bouro a Braga, via Rendufe) entre a vila de Terras de Bouro e Caldelas (concelho de Amares). No que toca ao Parque Nacional Peneda Gerês – elenca a necessidade de investimentos no ordenamento, no apoio à visitação, nas acessibilidades e na segurança.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Sistema informático citius que serve os tribunais "colapsou"

Sistema informático Citius que serve os tribunais "colapsou"

Próximo Artigo
Turismo melhor que esperado justifica revisão das previsões para portugal

Turismo melhor que esperado justifica revisão das previsões para Portugal

Artigos Relacionados