Uma equipa técnica da EDP desloca-se, na próxima semana, a Terras de Bouro para verificar qual o melhor local em termos de abastecimento de energia para servir a antena de comunicações que a Proteção Civil vai colocar no Gerês.
- Anúncio -
O autarca local Manuel Tibo salientou, em declarações a O MINHO que, “durante todo o ano e em especial no verão são aos milhares as pessoas que aqui se dirigem, percorrem trilhos, banham-se nos rios ou nas barragens e sobem a serra e, quando têm um acidente ou se perdem pelo caminho não conseguem pedir socorro”.
A decisão de colocação da antena foi tomada na sequência da visita ao concelho, em abril, do Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, e teve concordância posterior de Duarte Cordeiro, Ministro do Ambiente.
A este propósito, o presidente da Câmara de Terras de Bouro, Manuel Tibo, adiantou que este último governante se comprometeu, aquando da visita que fez, na semana passada, ao Município, – no quadro da reunião do Conselho de Ministros em Braga – a regressar ao concelho dias 18 e 19 de julho, para assinar, em nome do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), um conjunto de protocolos, visando a colocação de barreiras de segurança na Cascata de Várzeas, situada no lugar de Fecha de Barjas (Ermida), também conhecida como Cascata do Tahiti.
O Governo vai ainda assinar um protocolo para realizar obras de melhoramento em duas vias que atravessam o Parque Nacional da Peneda-Gerês: uma a da reconfiguração da estrada que liga a sede do concelho ao Santuário de Nossa Senhora da Porta Aberta e outra, da melhoria da estrada florestal, com colocação de rails de segurança, entre o lugar de A Guarda, no Campo do Gerês e a Mata da Albergaria.
O edil espera, ainda, conseguir que o Ministro aceite transferir para a autarquia, seis casas florestais propriedade do ICNF.
Via Intermunicipal Homem/Lima
Apesar destas boas notícias, falta concretizar o principal desejo, e necessidade de Terras de Bouro: a construção da via Intermunicipal Homem/Lima: “Tenho indicação de que o Governo está sensível e espero que se faça”, vincou.
Manuel Tibo prioriza, além da via Intermunicipal Homem/Lima, o investimento na rede de água e na de saneamento já que “possui uma rede de Água de Abastecimento Público muito antiga e pouco ajustada as atuais necessidades da população e não possui cobertura total da rede de Águas Residuais, um problema acrescido para a preservação de um território em que a Natureza é a sua maior riqueza”.
“É primordial uma discriminação positiva para o Município no que concerne ao apoio ao investimento na construção e melhoria destas infraestruturas por parte do Governo”, defende.
A extensa lista de pedidos da autarquia – entregue há dias ao Governo – passa, ainda, pela atual fase de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM): “Necessitamos de um PDM que permita a fixação de população no concelho, a melhoria das condições de vida à população residente e a atração de investimento para a criação de emprego, desenvolvimento económico e social”.
Balneário de águas termais
Diz que, com o aproveitamento do recurso natural que é a água termal do Gerês, pretende-se construir um Balneário de Águas Termais ao ar livre, na Vila do Gerês.
Em termos de desenvolvimento o concelho geresiano quer “acolher várias empresas do setor tradicional, com tecnologias limpas face ao ambiente e empresas de base tecnológica, para o que é crucial para o desenvolvimento económico do território a criação de dois Parques Empresariais (no Vale do Homem e no Vale do Cávado).
Pede, ainda, a deslocação do Serviço Local de Atendimento de Terras de Bouro da Segurança Social para o novo edifício (este processo encontra-se pendente no Centro Distrital de Segurança Social de Braga), e lamenta a não publicação de novo despacho com o Mapa das Verbas a transferir para os municípios, no âmbito da transferência de competências da Ação Social, conforme o acordo sectorial de compromisso entre o Governo e a Associação Nacional de Município Portugueses (ANMP). E sugere ainda a requalificação, ampliação e melhoria dos equipamentos sociais.
Equipamentos desportivos
O concelho de Terras de Bouro encontra-se desprovido de algumas infraestruturas basilares para a prática desportiva, pelo que projeta os seguintes investimentos: construção de um campo/estádio de futebol municipal; Criação de uma zona desportiva em Terras de Bouro, uma infraestrutura que permita a prática de diversas modalidades desportivas, quer em polidesportivo quer ao ar livre, aliada a uma zona de lazer para convívio intergeracional. E, ainda, a construção de Piscina Municipal ao ar livre.
Central de Camionagem
O Município pretende, ainda, a construção de uma central de camionagem municipal, a ampliação da marina de Rio Caldo na Albufeira da Caniçada (fingers e estacionamento) e a Reabilitação Urbana e Construção de Passeio Pedonal em Rio Caldo/Entre Pontes e o Tanquinho (Construção de um passeio pedonal em Rio Caldo, incluindo a área de reabilitação urbana de Rio Caldo, circundando o acesso à marina e os acessos às pontes de Rio Caldo).
Lembra a candidatura da Geira Romana a Património Mundial da UNESCO e quer a construção de uma biblioteca, uma vez que não tem Biblioteca Municipal. O rol envolve, também, a construção de um novo Centro Escolar (1.º Ciclo e Jardim de Infância) na sede do concelho.
Exige, por outro lado, que seja aplicada a Estratégia Local de Habitação (Assinado acordo com o IHRU a 20.03.2023).
Variante a Braga
No documento consta a construção de uma variante rodoviária de ligação de Rio Caldo ao concelho de Braga por Amares, que permitirá “uma mais eficiente acessibilidade da população residente, visitantes e turistas, especialmente em épocas de maior afluência ao Santuário de São Bento da Porta Aberta, à Vila Termal do Gerês e ao Parque Nacional da Peneda Gerês”.
E quer o alargamento da EN 307 (liga o concelho de Terras de Bouro a Braga, via Rendufe) entre a vila de Terras de Bouro e Caldelas (concelho de Amares). No que toca ao Parque Nacional Peneda Gerês – elenca a necessidade de investimentos no ordenamento, no apoio à visitação, nas acessibilidades e na segurança.