Governo vai tomar medidas para evitar quedas nas cascatas do Gerês

Presidente da Câmara de Terras de Bouro, Manuel Tibo, ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, e a diretora regional do Norte do ICNF, Sandra Sarmento, na visita à região durante Conselho de Ministros. Foto: Joaquim Gomes / O MINHO

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, vai avançar com “medidas imediatas”, para evitar as quedas nas cascatas e lagoas do Gerês, na última das quais morreu um turista francês, na Cascata do Tahiti, em Ermida, Vilar da Veiga, Terras de Bouro, na Cascata do Tahiti, tendo ocorrido ao todo 18 mortes neste concelho desde o início da Década 2000.

Falando aos jornalistas, no final de uma visita à Serra do Gerês, o governante que tutela o setor, quando questionado acerca da sinistralidade turística naquele que é um dos cinco municípios do Parque Nacional Peneda-Gerês, declarou “estar atento” à situação e que se deslocará de novo até Terras de Bouro, já em finais do deste mês de julho, previsivelmente durante dois dias.

Ainda segundo o ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro “a diretora regional do Norte do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas [arquiteta paisagista Sandra Sarmento] e o presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro [Manuel Tibo] estão a trabalhar concertadamente nesse mesmo sentido e em julho virei cá fazer o ponto de situação”.

Ministro do ambiente, duarte cordeiro. foto: Joaquim Gomes / o minho

De acordo com Duarte Cordeiro, “uma coisa é certa, podendo desde já garantir, que vamos procurar no imediato acertar com a Câmara Municipal de Terras de Bouro os termos em que iremos financiar essas medidas e até a capacidade de aplicar já as medidas concretas, a par da identificando todas as situações e as respetivas soluções “, afirmou o ministro, na Serra do Gerês.  

Sobre as declarações do presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Manuel Tibo, a fim de conseguir financiamento para avançar com obras visando o reforço das condições de segurança para a visitação, Duarte Cordeiro disse “estar de acordo”, mostrando a disponibilidade de o Governo suportar as despesas, “a fim de garantir mais segurança para a visitação do parque”.

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, ladeado pelo secretário de Estado das Florestas, João Paulo Catarino, esclareceu que “vamos procurar identificar quais as medidas imediatas a tomar e esse objetivo aliás, faz parte do pacote de medidas já falado com o presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, por isso irei então deslocar-me de novo a Terras de Bouro”.

Ministro do ambiente, duarte cordeiro. foto: Joaquim Gomes / o minho

Nos últimos meses, o Parque Nacional da Peneda-Gerês e a Câmara Municipal de Terras de Bouro fizeram diversas obras, que reforçaram já a segurança nos miradouros e respetivos acessos, mas a chamada Cascata do Tahiti continua a registar acidentes, ao contrário da Cascata do Arado, enquanto na Cascata de São Miguel, na Portela do Homem, houve já um acidente este ano.

O presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Manuel Tibo, tem defendido a implementação de medidas imediatas, nas zonas mais críticas do roteiro turístico montanhoso do concelho, tendo admitido mesmo o encerramento temporário para a Cascata do Tahiti, até haver condições plenas de visitação e de usufruto em condições de segurança, prevendo-se passadiços.

A chamada Cascata do Tahiti, de seu nome verdadeiro Cascata de Várzeas, situa-se no lugar de Fecha de Barjas, na localidade de Ermida, freguesia de Vilar da Veiga, no concelho de Terras de Bouro, distrito de Braga, sendo toda banhada pelo rio Arado, na zona mais a Este de Terras de Bouro, a escassos dois quilómetros da aldeia de Fafião, em Cabril, no concelho de Montalegre.

A par das quedas nas cascaras geresianas, há muitos casos de turistas desorientados na Serra do Gerês, alguns dos quais com ferimentos, tendo sido resgatada há duas semanas uma mulher que tinha subido com o marido a um dos pontos mais altos da penedia, através de um helicóptero da Força Aérea Portuguesa, tendo do apoio da GNR e dos Bombeiros de Terras de Bouro.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x