A Adega de Monção acabou de lançar no mercado um novo vinho, chamado “Palheto”, com uma edição limitada de 6.500 garrafas.
Em comunicado enviado a O MINHO, a adega monçanense descreve que é um vinho “jovem, leve e fácil de beber”, que se distingue por um “estilo completamente diferente dos vinhos verdes tintos tradicionais”.
O “Palheto” apresenta um aspeto brilhante, cor vermelho rubi aberto, aroma complexo, ligeiramente encorpado e vinoso, e na boca revela um bom equilíbrio entre álcool e acidez, revelando uma textura macia, adianta a equipa de enologia.
De acordo com a mesma fonte, é produzido maioritariamente com Alvarelhão, tem 15% de uvas Alvarinho e 12% de teor alcoólico.
O novo vinho pode ser adquirido nas lojas física e ‘online’ da Adega de Monção por nove euros a garrafa.
Para a harmonização do vinho, a equipa de enologia da Adega de Monção sugere “carnes brancas, como frango, peru e pato”, especialmente quando utilizado com molhos leves ou grelhados.
Pode estender-se, ainda, a queijos brie, camembert, gruyere e de cabra de textura média e suave, bem como a risotos ou massas com cogumelos, pratos com molho de tomate leve e alguns funghi ou queijo cheddar suave.
“Pode ainda acompanhar carnes vermelhas magras, como filé mignon ou cordeiro grelhado, desde que pouco condimentadas”, conclui.
A Adega de Monção foi fundada, em 1958, por 25 viticultores da região. Em 1962, já com 66 produtores, realizou a primeira vindima.
A Adega de Monção salientava, na ocasião, ser “a primeira cooperativa nacional a ultrapassar a barreira dos 10 milhões de euros na remuneração que devolve aos seus associados como retribuição pela respetiva colheita”.