Seguir o O MINHO

Guimarães

Doze freguesias de Guimarães recebem bandeira verde da sustentabilidade

Cerimónia de entrega da bandeira verde marcada para 06 de junho, no Mosteiro de Tibães, em Braga

em

Foto: CM Guimarães

A União de Freguesias de Airão Santa Maria, Airão São João e Vermil e ainda Aldão, Caldelas, Costa, Fermentões, Guardizela, Longos, Ponte, São Torcato e Silvares, em GVuimarães, foram distinguidas pela Associação Bandeira Azul da Europa com o Galardão Eco-Freguesias XXI 2019.

Em comparação com o ano anterior são mais do dobro as freguesias contempladas. 2018 viu o concelho ganhar cinco bandeiras verdes, este ano o número aumenta para 12.

Em análise estiveram vários indicadores, como a educação para a sustentabilidade, gestão ambiental, energia, água e resíduos, mobilidade e transportes, espaços públicos, biodiversidade e espaços verdes, informação e participação pública, serviços de proximidade, animação sócio-cultural, promoção e desenvolvimento; visão e desenvolvimento.

O Eco-Freguesias XXI é um projeto da ABAE iniciado em 2014. Enquadra-se em todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030, apresentando-se como uma estratégia para incrementar a sustentabilidade local, valorizando os processos de cidadania participativa e reconhecendo as freguesias que melhor qualidade de vida oferecem aos seus habitantes.

A cerimónia de entrega da bandeira verde pela ABAE está marcada para o dia 06 de junho, no Mosteiro de Tibães, em Braga.

EM FOCO

Populares