Doze freguesias de Guimarães recebem bandeira verde da sustentabilidade

Cerimónia de entrega da bandeira verde marcada para 06 de junho, no Mosteiro de Tibães, em Braga
Doze freguesias de guimarães recebem bandeira verde da sustentabilidade

A União de Freguesias de Airão Santa Maria, Airão São João e Vermil e ainda Aldão, Caldelas, Costa, Fermentões, Guardizela, Longos, Ponte, São Torcato e Silvares, em GVuimarães, foram distinguidas pela Associação Bandeira Azul da Europa com o Galardão Eco-Freguesias XXI 2019.

Em comparação com o ano anterior são mais do dobro as freguesias contempladas. 2018 viu o concelho ganhar cinco bandeiras verdes, este ano o número aumenta para 12.

Em análise estiveram vários indicadores, como a educação para a sustentabilidade, gestão ambiental, energia, água e resíduos, mobilidade e transportes, espaços públicos, biodiversidade e espaços verdes, informação e participação pública, serviços de proximidade, animação sócio-cultural, promoção e desenvolvimento; visão e desenvolvimento.

O Eco-Freguesias XXI é um projeto da ABAE iniciado em 2014. Enquadra-se em todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030, apresentando-se como uma estratégia para incrementar a sustentabilidade local, valorizando os processos de cidadania participativa e reconhecendo as freguesias que melhor qualidade de vida oferecem aos seus habitantes.

A cerimónia de entrega da bandeira verde pela ABAE está marcada para o dia 06 de junho, no Mosteiro de Tibães, em Braga.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Dois bombeiros feridos em colisão frontal em vila verde

Dois bombeiros feridos em colisão frontal em Vila Verde

Próximo Artigo
Portugal e brasil trocam eco aprendizagens no politécnico de viana

Portugal e Brasil trocam eco aprendizagens no Politécnico de Viana

Artigos Relacionados