Donos de fábrica de torneiras de Braga compram 90% da Bilheteira Online (BOL)

Em parceria com a SIC

O fundo de risco Crest II, que em 2022 adquiriu a empresa Torneiras Roriz, de Braga, adquiriu 90% do capital da empresa que detém a Bilheteira Online (BOL), uma das maiores plataformas nacionais de venda de bilhetes online, anunciou a SIC, parceira no negócio.

“A  SIC – Sociedade Independente de Comunicação, S.A. vem informar os seus obrigacionistas e o mercado em geral de que, na presente data, realizou um investimento conjunto com o fundo CREST II – FCR, fundo de investimento de capital de risco (…) nos termos do qual adquiriram indiretamente uma participação conjunta de 90% do capital social da Etnaga (…), sociedade que desenvolve a sua atividade predominantemente na área da venda especializada e reserva de bilhetes através de plataforma própria (a bilheteira online BOL)”, referiu a SIC em comunicado de imprensa.

A SIC explica que “este investimento enquadra–se no âmbito da estratégia anteriormente definida, que estabeleceu como objetivos prioritários acelerar a transformação digital e diversificar as fontes de receita da SIC”.

Como O MINHO noticiou em maio de 2022, a empresa Torneiras Roriz, com sede em Adaúfe, no concelho de Braga, foi adquirida pela sociedade gestora Crest Capital Partners, assim como a W7, que também pertencia à empresa  bracarense.

Estas aquisições foram realizadas através de um fundo criado pela sociedade – o Crest II -, que capitaliza 125 milhões de euros para investir em empresas consolidadas e que sejam rentáveis, como aparenta ser a Roriz.

Os 125 milhões provêem, sobretudo, de capitais nacionais (70%), existindo ainda investimento europeu e americano.

De acordo com uma notícia publicada no jornal Eco, em 2018, aquando da criação da sociedade que agora investe em Braga, a Crest Capital Partners dedica-se a “investimento em empresas rentáveis e com resultados positivos e que procuram investimentos”.

Marco Lebre, administrador da sociedade, disse então ao mesmo jornal, que o objetivo passava por “investir em empresas com EBITDA (resultados antes de juros, impostos, depreciação e amortização), positivos, acima dos dois milhões de euros, um segmento para o qual não há fundos no mercado”.

Fica, assim, a empresa  bracarense sob o controle da Dualbanho, empresa dedicada a mobiliário de casa de banho que já era detida pela sociedade gestora de fundos.

Recorde-se que a Torneiras Roriz emprega mais de cem pessoas, produzindo mais de um milhão de torneiros por ano, o que a torna a maior fabricante desse utensílio em território nacional.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x