Seguir o O MINHO

Ave

Desempregados tentam criar o próprio emprego em Famalicão

Formação do CLDS

em

Um grupo de nove pessoas em situação de desemprego está a tentar sair dessa situação profissional através da criação do próprio posto de trabalho. O primeiro passo já foi dado, entre 13 e 28 de julho, numa formação vocacionada para as comunidades incubadoras de empresas.

A ação decorreu na Casa do Empresário e Formação da ACIF- Associação Comercial e Industrial de Famalicão, através do Programa “Cria o Teu Próprio Emprego”, promovido pelo Contrato Local de Desenvolvimento Social 4G/Comunidades Incubadoras.

A iniciativa contou com a participação de nove futuros e potenciais empreendedores do concelho de Famalicão, que querem criar o próprio emprego, e vários convidados que, ao longo das sessões, partilharam conhecimentos na área da ideia e negócio, análise de mercado, plano de marketing, criação de marca, plano operacional, análise estratégica, viabilidade económico-financeira, sistema de gestão documental, entre outros.

As sessões foram enriquecidas com casos práticos e testemunhos de vários empresários que participaram neste programa, adianta a associação ENGENHO, de Famalicão, em nota enviada às redações.

“É sempre bom realçar o trabalho de sinergia e motivacional entre todos estes agentes estratégicos do território que deste modo contribuíram para um Programa que tem por objetivo empoderar e capacitar pessoas em situação de desemprego para uma atitude empreendedora com vista criação da sua própria empresa”, salientou Ana Carvalho, coordenadora técnica do CLDS, citada na mesma nota.

O CLDS 4G é um programa do Instituto da Segurança Social, em vigor desde meados de 2020, com intervenção de proximidade, de parceria e de intervenção comunitária no Município, que tem a Câmara Municipal como entidade promotora e a associação ENGENHO como entidade coordenadora/executora.

As iniciativas do projeto estão direcionadas para o emprego, empreendedorismo, qualificação e formação de pessoas desempregadas de Famalicão.

Populares