Depressão Nelson traz chuva, vento e neve ao Minho até ao Domingo de Páscoa

Foto: Joca Fotógrafos / O MINHO

A depressão “Nelson” vai condicionar o estado do tempo para a semana da Páscoa, trazendo chuva, vento e neve a todo o território continental, inclusivamente o Minho, de acordo com a nota emitida pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

“Este será o núcleo principal de uma vasta região depressionária, com ondulações frontais associadas, que se estende desde a Islândia até à região da Madeira, influenciando o estado o tempo em Portugal Continental. De acordo com as previsões atuais dos modelos numéricos, prevê-se precipitação persistente, por vezes forte e acompanhada de trovoada, pelo menos até ao Domingo de Páscoa”, lê-se no comunicado.

Essa precipitação será frequentemente sob a forma de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela e das serras do extremo Norte, como no Parque Nacional da Peneda-Gerês, podendo em alguns períodos baixar a cotas a rondar os 1.000 metros de altitude.

Quanto à temperatura, prevêem-se valores “sem alteração significativa” ao longo da semana, apesar de uma subida da temperatura mínima no dia 27 e nova descida no dia 29, Sexta-Feira Santa. 

Hoje foi mesmo o dia mais frio da semana, com Braga a ter 3 graus de mínima. Para amanhã, está prevista uma subida para 7 graus nas mínimas. O valor será idêntico ao longo da semana.

Em Viana, a tendência é semelhante durante esta semana festiva.

Como consequência desta “configuração meteorológica sinótica”, também se esperam “períodos com vento
forte, a predominar do quadrante oeste, com rajadas até 85 km/h, podendo ser superiores a 100 km/h nas terras altas”.

Para o estado do mar, o IPMA espera agitação marítima “forte num período de tempo alargado que pode ir até dia 30, em especial na costa ocidental, com ondas de noroeste com cinco a sete metros de altura significativa”.

Na costa continental, entre os distritos de Viana do Castelo e Lisboa, vigora um aviso laranja por agitação marítima até às 03:00 de sexta-feira.

Nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro está em vigor até às 21:00 de hoje um aviso amarelo devido ao vento, aviso que se prolonga até às 21:00 de quarta-feira nos distritos da Guarda e Castelo Branco.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x