Seguir o O MINHO

I Liga

Clubes querem fim da “discriminação” e regresso imediato do público aos estádios

Covid-19

em

Foto: DR / Arquivo

Os clubes profissionais de futebol, reunidos hoje em assembleia geral, subscreveram uma declaração conjunta em que reclamam pelo “fim da discriminação em relação às demais atividades económicas” e em que solicitam “o regresso imediato do público aos estádios”.


“O futebol profissional pretende que as autoridades de saúde aceitem o regresso imediato do público aos estádios de futebol, pois cada um deles foi vistoriado e aprovado pelas autoridades e cumprirá escrupulosamente as regras que a saúde pública impõe”, referem os clubes na declaração conjunta.

Os clubes da I e II Liga reiteram ainda “total e absoluta disponibilidade para continuar a promover as campanhas que levam aos cidadãos de todo o país a informação necessária para o combate à covid-19” e defendem que “o futebol não existe sem público” e não abdicam desse direito”.

Na declaração conjunta, os clubes/sociedades desportivas recordam ainda que “o futebol tem sido um exemplo na prevenção dos comportamentos de risco e na promoção dos bons comportamentos no combate à pandemia de covid-19”.

“Isso ficou bem demonstrado pelos clubes da II Liga que aceitaram não completar a competição suspensa em virtude da pandemia e pelos clubes da I Liga que assumiram os graves custos impostos pelo plano de testagem”, refere a nota.

A estas situações os clubes somam “as campanhas de sensibilização dentro e fora de campo” e, sem pretender “reclamar o prémio correspondente”, exigem apenas “um tratamento paritário com as demais atividades, designadamente da área dos espetáculos não desportivos”.

“Desde logo porque o futebol espetáculo depende da presença do público e a própria sustentabilidade das sociedades desportivas profissionais – empresas dispersas por todo o país e empregadores de referência nas suas comunidades – depende do regresso progressivo e cauteloso do público aos estádios”, referem.

A declaração conjunta foi divulgada no final da assembleia geral da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), em que foi aprovado por unanimidade o Relatório e Contas do exercício de 2019/20, que apresenta um resultado líquido de 1,260 milhões de euros, e ratificado o novo edifício sede.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão de mortos e mais de 33,7 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.971 pessoas dos 75.542 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Anúncio

I Liga

Treinador do Paços de Ferreira está infetado e em quarentena

Covid-19

em

Pepa. Foto: DR / Arquivo

O treinador do Paços de Ferreira, Pepa, está em isolamento, juntamente com dois outros elementos da estrutura profissional, depois de acusar positivo no teste à covid-19, confirmou hoje em comunicado o clube da I Liga de futebol.

“O treinador principal do FC Paços de Ferreira, Pepa, revelou teste positivo no exame SARS-CoV2, pelo que se encontra em isolamento. De forma preventiva, também dois elementos do ‘staff’ profissional foram colocados de quarentena”, pode ler-se na informação partilhada pelo Paços nas suas redes sociais.

Face a esta situação, entretanto, reportada à Autoridade Local de Saúde, foi acionado o Plano de Contingência do Clube.

Pepa é o terceiro caso positivo de covid-19 no Paços, depois de Diaby e João Amaral terem sido infetados na semana anterior ao jogo com o Sporting (derrota por 2-0), para a segunda jornada do campeonato.

Continuar a ler

I Liga

Sarr ruma ao FC Porto por empréstimo do Chelsea

Mercado de transferências

em

Foto: Divulgação

defesa francês Malang Sarr foi emprestado ao FC Porto pelos ingleses do Chelsea, numa cedência sem opção de compra no final da temporada, confirmou hoje o clube da I Liga portuguesa de futebol.

“O FC Porto é o melhor clube de Portugal. É um clube muito grande, com jogadores talentosos e uma história que é muito importante para mim. Conheço essa história, é um clube orgulhoso dela e é isso que eu espero encontrar, além de uma equipa que luta e tem uma boa mentalidade”, frisou o jogador, em declarações ao sítio oficial dos ‘dragões’.

Malang Sarr, de 21 anos, foi recrutado pelo Chelsea a custo zero no defeso, oriundo dos franceses do Nice, pelo qual apontou três golos em 119 jogos durante quatro épocas, tendo aceitado evoluir no FC Porto a pensar em “competitividade e grandes jogos”.

“Sei que o FC Porto é um clube ambicioso e também vim por isso. Estou ansioso pela Liga dos Campeões e por ajudar o clube a ganhar outro campeonato. Esta era uma oportunidade que procurava, por isso, estou muito entusiasmado, agradecido e feliz por estar aqui. Sinto-me preparado para começar a ajudar a equipa”, apontou.

https://twitter.com/FCPorto/status/1313526843421724674

O internacional sub-21 francês pode atuar como defesa-central ou lateral-esquerdo e é o oitavo reforço oficializado pelos campeões nacionais rumo à temporada 2020/21, na companhia do guarda-redes Cláudio Ramos, dos defesas Carraça, Nanú e Zaidu e dos avançados Evanílson, Mehdi Taremi e Toni Martínez.

“Sou um jogador de equipa, só me interessa o coletivo e os meus colegas. Os adeptos do FC Porto são muito bons. Sei que eles têm ajudado a equipa tanto quanto possível e que querem voltar aos estádios o mais rapidamente possível. Para já, sei que vão continuar a apoiar-nos para nos ajudar a chegar onde queremos”, terminou Malang Sarr.

O FC Porto ocupa a quarta posição da I Liga, com seis pontos em nove possíveis, e desloca-se ao terreno do Sporting no fim de semana de 17 e 18 de outubro, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, num encontro da quarta jornada.

Continuar a ler

I Liga

Danilo emprestado pelo FC Porto ao Paris Saint-Germain

Mercado de transferências

em

Danilo. Foto: FC Porto

O médio internacional português Danilo Pereira foi emprestado pelo FC Porto ao Paris Saint-Germain, com opção de compra no final da temporada, informou hoje o campeão francês de futebol.

“O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar a chegada de Danilo Pereira ao clube. Proveniente do FC Porto, o médio, de 29 anos, será emprestado ao clube da capital até 30 de junho de 2021. O empréstimo tem opção de compra”, lê-se no site do PSG.

O capitão dos ‘dragões’ deixa os campeões portugueses, aos quais chegou em 2015/16, proveniente do Marítimo, que o tinha comprado ao Parma.

https://twitter.com/FCPorto/status/1313045919714205696?s=19

O campeão europeu por Portugal terminou a sua formação no Benfica, depois de passagens pelo Arsenal 72 e pelo Estoril Praia, transferindo-se em 2010/11 para o clube italiano, que o emprestou ao Aris e ao Roda, antes de o vender ao Marítimo, em 2013 /14.

Continuar a ler

Populares