É esperado um regresso em força da precipitação ao longo dos próximos dias, depois de uma trégua de dois dias e meio. Assim, com o final do ‘verão de São Martinho’, os aguaceiros devem começar a cair no litoral dos distritos de Braga e de Viana do Castelo a partir da manhã, onde “poderá ser intensa, estendendo-se às restantes regiões”, ao longo da tarde.
Estas são as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para este domingo, com períodos de chuva no litoral Norte e Centro a partir do final da manhã, por vezes intensa, estendendo-se gradualmente às restantes regiões.
Os aguaceiros devem, aliás, permanecer durante pelo menos mais dez dias, segundo as previsões do mesmo instituto, com a probabilidade de, durante a próxima semana, o Minho ser um dos locais mais chuvosos do continente europeu, isto segundo os mapas do Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio Prazo.
Para hoje, é também esperada pequena descida da temperatura máxima.
O vento soprará fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante sul, por vezes forte (até 40 km/h) entre o meio da manhã e o meio da tarde, rodando para oeste no fim do dia.
São esperadas ondas de oeste/noroeste com 2 a 2,5 metros, temporariamente de sudoeste a norte do Cabo Mondego durante a tarde.