Companhia de Teatro de Braga vê o apoio anual renovado

E continua como “residente” no Theatro Circo

A Câmara de Braga debate e vota, segunda-feira, em reunião do Executivo, uma proposta de adenda ao protocolo de colaboração com a Companhia de Teatro de Braga (CTB), prevendo a continuação, por cinco anos, do apoio anual de 18 mil euros e a cedência gratuita do Theatro Circo, enquanto companhia residente.

O protocolo prevê que a CTB garanta “a realização mínima de 90 representações / ano no Theatro Circo ou noutros espaços da cidade a acordar com o Município, dos espetáculos por si produzidos e de outras estruturas (nacionais ou estrangeira) com quem acordos de cooperação.

A proposta de renovação do acordo, que caduca em 21 de novembro, partiu da vice-presidente Sameiro Aráujo, tem em conta que a CTB, radicada em Braga desde 1984, “apresenta um projeto cultural com uma atividade ininterrupta na cidade e concelho, com reconhecido trabalho artístico e de intervenção no tecido cultural na área da criação teatral, da formação de públicos, do desenvolvimento de cruzamentos interdisciplinares complementares (som e imagem), circulação nacional de projetos artísticos”.

Releva, ainda, que a CTB faz “uma aposta crescente na internacionalização dos seus projetos de criação, bem como, prossegue uma política estratégica assente no aumento da notoriedade da marca CTB, atração de novos públicos, mediação cultural e um estabelecimento de parcerias com outras estruturas e organismos públicos e privados”.

Reporta, também, “à estratégia de política cultural prosseguida pelo Município nos domínios do Teatro e das Artes Performativas, bem como, a Formação de Públicos e da Mediação Artística e Cultural pressupõe uma estreita colaboração e participação das companhias teatrais de comprovado mérito artístico fixadas em território bracarense na ação e planeamento cultural concelhio”.

Lembra, também que, à qualidade do processo de criação e produção artística encontra-se intrinsecamente ligada à existência de espaços qualificados para discussão, conceção, ensaio, capacitação e apresentação das criações” e que a CTB é uma companhia profissional de Teatro especializada e financiada pelo Ministério da Cultura, membro da Eurasia Theatre Association – Associação internacional que tem por objetivos a paz e a diversidade cultural, através da criação artística teatral, entre estruturas e criadores da Europa e da Ásia. interpretações teatrais.

Por último, recorda que a CTB “tem desenvolvido a sua atividade além-fronteiras, quer com o espaço ibero-americano, através de relações de criação e permuta com o México e Cuba, mas também com o Brasil. Na Europa tem desenvolvido a sua atividade em vários países, como Espanha, Ucrânia, Alemanha, Roménia e Itália”.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x