Seguir o O MINHO

Braga

Centro da Juventude de Braga candidata-se a selo europeu de qualidade

Organismo opera a Pousada da Juventude

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

O Centro de Juventude de Braga/Pousada de Juventude vai submeter uma candidatura ao Selo de Qualidade do Conselho da Europa para organismos do setor. A proposta, que vai ser debatida, segunda-feira, em reunião de Câmara, salienta que o Centro – mais recente unidade de negócio da InvestBraga – tem como missão assegurar condições de alojamento e de trabalho capazes de promover a Educação NãoFormal, os Direitos Humanos e a Dinamização de projetos de criatividade, empreendedorismo, cidadania e associativismo juvenil.

O documento sublinha que, “o conceito do Centro de Juventude de Braga foi desenvolvido e concebido com base numa cultura baseada na promoção dos direitos humanos, e em valores como a inclusão e a diversidade cultural procurando afirmar-se como um espaço de experimentação de metodologias inovadoras”.

E acrescenta: “Alinhado com as estratégias europeias neste setor e em cooperação com o Município e em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude, o Centro de Juventude desenvolve a sua atividade com base nos princípios da participação ativa e da igualdade de acesso às oportunidades. Quer, por isso, continuar a promoção desses valores, com os jovens, através da educação não-formal e do trabalho juvenil, desenvolvendo atividades que procuram, envolver, capacitar e ligar todos os que desenvolvem a sua atividade no âmbito do trabalho com jovens”.

A proposta recorda que o Comité Diretor Europeu de Juventude (CDEJ) adotou um projeto para promover os Centros Europeus de Juventude do Conselho da Europa, como instrumentos de definição de padrões e exemplos de boas práticas. Desta forma, e desde 2010, distingue os Centros de Juventude com um Selo de Qualidade, mediante o cumprimento de 15 critérios, alguns dos quais são: “O centro ter como missão principal o objetivo de servir o setor da juventude e os jovens; promover cooperação internacional dentro do setor da juventude; ter um mandato das autoridades públicas; ter staff educacional interno a trabalhar para apoiar as atividades e instalações de alojamento e trabalho dentro do mesmo local”.

EM FOCO

Populares