CDS acusa Governo de abandonar património de Guimarães

Eleições legislativas
Cds acusa governo de abandonar património de guimarães
A comitiva do CDS-PP com o pároco e o presidente da Junta da Costa. Foto: DR

O candidato do CDS pelo círculo eleitoral de Braga, Areia de Carvalho, veio a público alertar para a “degradação” da Igreja do antigo Mosteiro de Santa Marinha da Costa, em Guimarães, um imóvel de interesse público que é propriedade do Estado.

“Este maravilhoso património arquitetónico e religioso da cidade de Guimarães está completamente votado ao abandono pelo Governo socialista”, afirma Areia de Carvalho, lembrando que a defesa do património “é uma causa do CDS, mas é sobretudo uma causa de todos”.

Em comunicado enviado a O MINHO, Areia de Carvalho refere que o teto da igreja ameaça ruir, as paredes apresentam fissuras e as infiltrações de humidade estão a destruir o interior da igreja.

Cds acusa governo de abandonar património de guimarães
Areia de Carvalho no interior da igreja da Costa. Foto: DR

Apesar disso, informa que a proteção civil já foi chamada ao local, para uma vistoria solicitada pela paróquia, tendo concluído que a estrutura do teto ainda é segura.

“Eu, que vivi a minha infância e o início da juventude na cidade de Guimarães, que, aliás, é património mundial, só tenho a lamentar que a maravilhosa igreja do antigo convento de Santa Marinha da Costa – que deveria estar em condições de ser visitada por turistas –, tenha chegado a este estado de degradação”, declarou o candidato, que luta pela manutenção de um deputado pelo círculo de Braga, depois do lisboeta Telmo Correio ter sido o eleito nas duas anteriores legislaturas.

“Uma vez eleito deputado, estarei ao lado de todos os vimaranenses para defender na Assembleia da República a imediata recuperação deste património”, garantiu Areia de Carvalho, agora residente em Esposende.

Cds acusa governo de abandonar património de guimarães
Areia de Carvalho ouvindo o pároco da Costa. Foto: DR

O antigo Mosteiro de Santa Marinha é um imóvel localizado a meio da encosta da montanha da Penha, virada para a cidade de Guimarães, que se divide atualmente entre a igreja paroquial da freguesia da Costa – de que é responsável o padre Carlos Lopes de Sousa –, e a Pousada de Santa Marinha, uma unidade hoteleira que integra a rede das Pousadas de Portugal, sendo administrada pelo grupo Pestana.

Guiado pelo pároco e pelos elementos do CDS de Guimarães, Areia de Carvalho realçou o “grave problema de abandono do património que é de todos”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Subida das euribor pesaria sobre orçamento das famílias afetado pela crise

Subida das Euribor pesaria sobre orçamento das famílias afetado pela crise

Próximo Artigo
António costa diz que um político não afirma a sua credibilidade "com graçolas"

António Costa diz que um político não afirma a sua credibilidade "com graçolas"

Artigos Relacionados