Seguir o O MINHO

Região

Carruagens compradas a Espanha para a Linha do Minho começam a circular entre dezembro e janeiro

Primeiras de 51 unidades

em

Pedro Nuno Santos. Foto: Twitter / Ministério das Infraestruturas

As primeiras carruagens do pacote de 51 compradas pela Comboios de Portugal (CP) à espanhola Renfe por 1,65 milhões de euros destinam-se à Linha do Minho e vão estar a funcionar entre dezembro e janeiro, foi hoje anunciado.


“A aquisição de material circulante disponível em Espanha faz parte de um esforço de curto prazo para fazer face às necessidades dos portugueses. A CP com 1,65 milhões de euros comprou 51 carruagens [usadas] que novas custariam [cada uma] mais de um milhão de euros”, destacou hoje o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, na visita realizada ao Parque Oficinal de Guifões, concelho de Matosinhos, onde a CP está a requalificar as carruagens compradas à Renfe.

Ainda de acordo com o governante, o investimento total, contando com a requalificação, poderá rondar os sete a oito milhões de euros e as carruagens vão estar ao serviço das linhas de intercidades e regionais, podendo circular a 200 quilómetros por hora.

Já de acordo com o presidente da CP, Nuno Freitas, 18 das 51 carruagens já se encontram em Guifões, três “chegam ainda hoje” e as restantes “muito em breve”.

Nuno Freitas avançou que as primeiras que ficarão prontas servirão para a inauguração da requalificação da Linha do Minho prevista para dezembro ou janeiro.

“Constitui um aumento de 50% do parque que pode ser destinado ao intercidades. Pode-se dizer o que se quiser, mas nos últimos anos, nomeadamente no último ano, fez-se aquilo na ferrovia que não se fez durante décadas. O país precisa de material circulante novo. Não abdicamos de lançar concurso. Mas demora alguns anos e não podemos ficar à espera”, disse Pedro Nuno Santos.

Ao lado da presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, o ministro recordou ainda uma visita que fez à fábrica de Guifões em janeiro, lembrando que esta estava vazia, ao contrário de agora, segundo disse, que “está cheia e a trabalhar a toda a força”.

“Num momento em que ouvimos grandes valores em outras empresas e passamos por dificuldades, a CP que é uma empresa que merece muito mais do país do que aquilo que tem recebido está a fazer um trabalho excecional. Estamos disponíveis para ensinar outros Estados estrangeiros, mas também privados a fazer bons negócios”, disse o governante que recusou comentar assuntos à margem da visita, nomeadamente sobre a TAP.

“Tenho falado sobre TAP todos os dias. Não vou dizer nada porque o país tem de olhar para o que se está a fazer de bem em outras áreas, para a importância da ferrovia para o país. A ferrovia transporta Portugal inteiro”, concluiu.

Anúncio

Alto Minho

Pedófilo detido em Valença obrigava menor a enviar fotos nu pelo WhatsApp

Crime

em

Foto: DR

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem, de 26 anos, residente em Valença, suspeito de crimes de abuso sexual de crianças e de pornografia de menores.

Em comunicado, a PJ explica que o detido, sem ocupação profissional definida, “conheceu a vítima, um menor com 13 anos de idade e residente na zona de Aveiro, através da rede social Instagram, tendo primeiramente trocado com ele conversas de natureza sexual. Depois, usando a aplicação WhatsApp, enviou-lhe vídeos de cariz sexual, instando o jovem a enviar-lhe fotos íntimas e a filmar-se desnudado, usando o telemóvel para esse efeito”.

Segundo o Jornal de Notícias, quando o menor se recusou a continuar, o predador recorreu à chantagem. A irmã estranhou o comportamento do menor e alertou os pais que acabaram por pressionar o rapaz a confessar o caso.

O suspeito “apresenta propensão para comportamentos predatórios, desenvolvidos nas redes sociais, tendo já antecedentes criminais da mesma natureza, pelo que a investigação vai prosseguir no sentido de determinar a verdadeira extensão da sua atividade delituosa”, refere a PJ.

Presente a juiz na comarca de Aveiro, foram-lhe aplicadas as medidas de coação de apresentações bissemanais no posto policial da área de residência, proibição de contactos com a vítima por qualquer meio e proibição de aceder à Internet.

Continuar a ler

Braga

Carro de emigrante roubado no Gerês recuperado em Famalicão

GNR

em

Foto: DR

A GNR recuperou um carro que tinha roubado, na tarde da passada sexta-feira, enquanto a proprietária, emigrante, estava a desfrutar das férias, no rio Caldo, no Gerês, Terras de Bouro.

O Mercedes Class A com matrícula luxemburguesa foi localizado, pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Braga, numa garagem em Brufe, Famalicão.

“No âmbito de uma denúncia de um furto de veículo no Gerês no dia 7 de agosto, avaliado em 40 mil euros, os militares da Guarda encetaram diligências policiais que permitiram encontrar o veículo estacionado numa garagem na localidade de Brufe”, explica a GNR, em comunicado.

Durante a ação, foi constituído arguido um homem de 37 anos por recetação de veículo furtado.

Os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Braga e o veículo devolvido à proprietária.

Continuar a ler

Região

Pré-finalista do distrito de Braga nas 7 Maravilhas apurado hoje em Póvoa de Lanhoso

Cultura Popular

em

Foto: DR / Arquivo

Em Póvoa de Lanhoso, esta terça-feira, é apurado um pré-finalista dos candidatos do distrito de Braga às 7 Maravilhas da Cultura Popular.

A iniciativa pode ser acompanhada em direto na RTP1.

As votações podem ser feitas até às 17:00.

Os 7 finalistas do distrito de Braga às 7 maravilhas da cultura popular

Banda Plástica de Barcelos, Festas de São João de Braga, Figurado de Barcelos, Filigrana da Póvoa de Lanhoso, Gigantones e Cabeçudos de Braga, Lenços de Namorados de Vila Verde e a Lenda do Galo de Barcelos são os sete finalistas do distrito de Braga ao concurso 7 Maravilhas da Cultura Popular.

Já pode votar nos finalistas dos distritos de Braga e Viana das 7 Maravilhas de Portugal

De acordo com o regulamento do concurso, estes sete finalistas vão a votos (escolha do público) durante os meses de julho e agosto, durante um programa exibido na RTP. Apenas um será escolhido para representar o distrito nas meias-finais, podendo, no entanto, existir repescagem de finalistas do mesmo distrito.

Continuar a ler

Populares