Seguir o O MINHO

Ave

Carrinha arde na A7 em Famalicão e causa fogo florestal

Incêndio rodoviário

em

Foto: Redes Sociais

Uma carrinha incendiou-se na A7, em Famalicão, a meio da tarde desta sexta-feira, não existindo registo de vítimas.


Todavia, o incêndio rodoviário acabou por alastrar-se para a berma adjacente, iniciando um pequeno fogo florestal.

Foto: Bombeiros de Famalicão

Foto: Bombeiros de Famalicão

Os Bombeiros de Famalicão foram mobilizados para o local, procedendo não só à extinção do fogo na viatura mas também na zona de mato envolvente.

Anúncio

Guimarães

Covid-19: Guimarães reativa estrutura de retaguarda com 42 camas

Para doentes sem condições de isolamento

em

Foto: Divulgação / CM Guimarães

A Câmara Municipal de Guimarães reativa esta sexta-feira a estrutura municipal de retaguarda para acolher doentes infetados com covid-19 e pessoas que devendo estar em isolamento profilático não têm condições para o fazer em casa.

A nova estrutura funcionará nas instalações do Seminário do Verbo Divino, para onde serão transportados doentes do Hospital de Guimarães, proporcionando ainda a possibilidade de acolhimento a pessoas sem necessidade de internamento e sem retaguarda familiar, refere a autarquia, em comunicado.

A estrutura está já equipada com 42 camas e há possibilidade de aumentar a capacidade.

Perante as respostas agora criadas foram definidas diferentes tipologias de apoio, numa medida executada em articulação com as Autoridades de Saúde e a Proteção Civil Municipal, cumprindo todas as recomendações da Direção-Geral de Saúde.

O presidente da Câmara, Domingos Bragança, citado no comunicado, sublinha “a necessidade de reativar esta estrutura de apoio ao Hospital de Guimarães” no âmbito das reuniões frequentes com as estruturas locais de saúde, essencialmente para a libertação de camas. “Foi transmitido que há doentes que ficam clinicamente estabilizados e com condições para alta clínica, mas não têm condições para manter o isolamento obrigatório e nesse sentido estamos a dar uma resposta a esta necessidade do Hospital de Guimarães”.

A autarquia assegura o fornecimento das refeições, da higienização e a segurança desta estrutura, assim como dos recursos humanos de apoio ao funcionamento, com o apoio médico do Hospital de Guimarães e ACES do Alto Ave.

Recorde-se que Guimarães é um dos concelhos mais afetados pela pandemia nas últimas semanas. Segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde com os dados por concelho, Guimarães registava 115 novos casos na última semana, num total de 1.417 desde o início da pandemia.

Continuar a ler

Ave

Bombeiros salvam dois cães que caíram a um poço em Fafe

Resgate de animais

em

Foto: BV Fafe

Os Bombeiros de Fafe resgataram dois cães que caíram a um poço, numa área florestal entre Oleiros – Arões S. Romão, naquele concelho, e a freguesia de Rendufe, no concelho vizinho de Guimarães, na quinta-feira. Os animais foram devolvidas ao dono após uma operação de resgate concluída com sucesso.

Segundo os bombeiros, o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR de Fafe esteve no local e constatou que os animais deveriam ser socorridos.

Foto: BV Fafe

Foto: BV Fafe

Foto: BV Fafe

“Uma equipa de quatro elementos dos Bombeiros Voluntários de Fafe foi enviada para o local e conseguiu com sucesso, devolver os dois animais aos seus donos, para felicidade de todos”, referem os Bombeiros de Fafe na sua página de Facebook.

“Uma história com final feliz, mas que costuma ser habitual ocorrerem este tipo de incidentes, mas como em qualquer outro, estamos cá para ajudar”, concluem os bombeiros.

Continuar a ler

Ave

Três feridos após despiste em Famalicão

Riba d’Ave

em

Foto: O MINHO (arquivo)

Três pessoas sofreram ferimentos na sequência de um despiste, ao início da noite desta quinta-feira, no concelho de Famalicão.

Pelo que foi possível apurar, uma viatura ligeira entrou em despiste na Avenida Narciso Ferreira, junto ao Hospital de Riba D’Ave.

Para o local foram acionados os Bombeiros de Riba d’Ave com duas ambulâncias, um VLCI e o carro de comando.

As vítimas foram transportadas para o Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães, com ferimentos considerados ligeiros.

O alerta foi dado às 22:10.

A GNR registou a ocorrência.

Continuar a ler

Populares