Seguir o O MINHO

Alto Minho

Câmara de Valença reduz taxas do IRS e IMI em 2017

em

A Câmara de Valença anunciou hoje que, em 2017, vai reduzir as taxas de IRS E IMI para “melhorar a qualidade de vida das famílias”.


Em comunicado, a autarquia explicou que no próximo ano vai “devolver às famílias valencianas 3% do IRS, considerando tratar-se de uma redução “para os valores mais baixos de sempre”.

Adiantou que “as famílias com um, dois, três ou mais filhos beneficiam, ainda, em Valença do IMI Familiar, que passará a ter uma percentagem fixa (20, 40 e 70 euros)”.

Em 2017, além da manutenção do IMI e da derrama “nos valores legais mais baixos”, a Câmara vai continuar a incentivar a requalificação dos prédios urbanos, do centro histórico e da área central da cidade “com a redução do IMI, até um valor de 50%”, a que se juntam benefícios fiscais incluídos nas medidas de incentivos à reabilitação urbana.

 

logo FacebookFique a par das Notícias de Valença. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

Anúncio

Viana do Castelo

Navio Gil Eannes, em Viana, encerra nos feriados de dezembro

Covid-19

em

Foto: Fundação Gil Eannes

O navio Gil Eannes, atracado na doca comercial e Viana do Castelo, vai estar encerrado nas próximas segundas-feiras, 30 de novembro e 07 de dezembro, e também nos feriados 01 e 08 de dezembro, foi hoje divulgado.

Em comunicado hoje enviado às redações, a fundação que gere a embarcação explicou que a decisão foi tomada pelo seu conselho diretivo com base nas novas medidas de contenção implementadas pelo Governo no combate à pandemia covid-19.

O horário de visitas ao navio museu também recebeu um pequeno ajuste, estando aberto em horário contínuo, das 10:00 às 17:00, de segunda a sexta-feira.

A bordo do navio está patente uma nova exposição de fotografias, denominada “Instrumentos de Urdir Paisagens – Um Tempo, Um Espaço e Um Olhar” de José Pastor, que pode ser visitada gratuitamente todas as quartas-feiras de tarde.

Continuar a ler

Alto Minho

Arcos de Valdevez lança medidas de apoio às pessoas, instituições e economia

Covid-19

em

Foto: DR

A Câmara de Arcos de Valdevez aprovou, na última reunião camarária, medidas de apoio social e económico para responder às “dificuldades” com que se confrontam “muitas famílias, empresas e instituições” devido à pandemia de covid-19, foi hoje divulgado.

Em comunicado, aquela autarquia destacou o “apoio a famílias desfavorecidas com crianças na escola, pessoas vulneráveis e o comércio com a entrega de um ‘Vale de Natal’, para realizar compras no comércio tradicional”.

O “apoio às pessoas com perda de rendimentos será concretizado através da reedição do ‘Vale de Compras Recontro’, assim como a oferta de máscaras a pessoas vulneráveis através da aquisição das mesmas a empresas do concelho que as produzam”.

Vai também apoiar “financeiramente os lares, centros de dia e serviços de apoio domiciliário, antecipar os pagamentos dos protocolos aprovados pela autarquia com as Juntas de Freguesia, bombeiros voluntários, associações e outras entidades”, bem como “pretende reforçar a liquidez das empresas, procedendo ao pagamento de todas as faturas validadas dos fornecedores do município, num prazo inferior a um mês”,

Está ainda previsto, entre outros, o apoio aos produtores/engarrafadores de vinho, restauração, produtores de gado da raça cachena, redução em 75% das licenças municipais relativas às operações urbanísticas, isenção do pagamento da taxa de terrado na feira quinzenal e mercado municipal até ao final de fevereiro de 2021″.

Continuar a ler

Alto Minho

Concurso de antigo posto fiscal de Cerveira com 12 propostas de reabilitação

Património

em

Foto: DR

A Câmara de Vila Nova de Cerveira informou hoje existirem 12 interessados em reabilitar o antigo posto fiscal da Carvalha, na freguesia de Campos, para usos turísticos, ao abrigo do Programa Revive Natureza, lançado pelo Turismo Fundos.

Em comunicado, aquela autarquia adiantou que, com o encerramento do período para apresentação de candidaturas para a exploração de 16 imóveis distribuídos pelo país, segue-se agora a análise das propostas submetidas.

O antigo posto fiscal da Carvalha, em Campos, tem uma área total de 279.47 metros quadrados, composto por casa com um piso e logradouro, e uma duração de concessão de 25 anos.

O Fundo Revive Natureza tem por objetivo a requalificação, recuperação e valorização de imóveis públicos devolutos para fins turísticos, com vista a beneficiar as comunidades locais, a atrair novos visitantes e a fixar novos residentes.

Continuar a ler

Populares