Câmara de Braga prepara venda da antiga fábrica Confiança. Providência cautelar a caminho

Venda deverá acontecer entre final de 2018 e início de 2019.
Câmara de braga prepara venda da antiga fábrica confiança. Providência cautelar a caminho

A antiga fábrica de sabonetes Confiança, situada em São Victor, Braga, deve ser vendida até ao final de 2018, ou nos princípios de 2019. “Os serviços camarários vão preparar o regulamento da hasta pública”, adiantou a O MINHO, o presidente da Câmara, Ricardo Rio.

A venda foi aprovada na madrugada de sexta feira pela Assembleia Municipal de Braga com os votos contra da oposição socialista, bloquista e comunista e sob contestação de alguns cidadãos presentes na reunião. 44 votos a favor e 29 contra.

A hasta pública pode, no entanto, vir a ser contrariada por via judicial, através de uma providência cautelar no Tribunal Administrativo de Braga, o que está a ser ponderado por um grupo de cidadãos. Entre eles está o jurista Luís Tarroso Gomes que protagonizou idêntica providência para tentar impedir a construção de um hipermercado na Rua 25 de abril. O Tribunal não aceitou o pedido e a ação principal irá, agora, ser julgada, ainda que, dados os crónicos atrasos daquele Tribunal, tal só deva suceder dentro de dois anos.

A Confiança foi expropriada em 2012 pela Câmara, gerida pelo socialista Mesquita Machado, por 3,5 milhões. Uma decisão que teve apoio de Ricardo Rio, então na oposição.

Câmara de braga prepara venda da antiga fábrica confiança. Providência cautelar a caminho
Antiga fábrica Confiança, em Braga. Foto: Sérgio Freitas / CM Braga (2014)

Seis anos depois, como a Câmara não conseguiu apoio de fundos comunitários para a recuperação e transformação da Confiança, o Executivo de Ricardo Rio decidiu alienar o edifício, o qual se encontra em avançado estado de degradação.

LEIA: Últimas Notícias sobre a venda da antiga fábrica da Confiança em Braga 

A oposição, PS, PCP e BE, discorda, e o mesmo faz o tal grupo de cidadãos que fala “em falta de vontade política” para salvar o único exemplar que resta da antiga indústria tradicional da cidade.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Sc braga quer continuar a mandar

SC Braga quer continuar a mandar

Próximo Artigo
Vitória sc com lucro de 300 mil euros na atividade do clube em 2017/18

Vitória SC com lucro de 300 mil euros na atividade do clube em 2017/18

Artigos Relacionados