Ponte de Lima
Detido por posse de arma ilegal em Ponte de Lima
Em Freixo.
em

A GNR deteve um homem de 31 anos, por posse de arma ilegal e condução de veículo sem habilitação legal, em São Julião do Freixo, no concelho de Ponte de Lima, revelou hoje aquela força.
Em comunicado, hoje, o Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo explicou que o homem, “com antecedentes criminais em território espanhol por crimes de burla, furto em interior de residência, contrafação e condução de veículo sem habilitação legal, foi detido, constituído arguido e presente hoje ao Tribunal Judicial de Ponte de Lima, ficando sujeito à medida de coação de termo de identidade e residência.
Segundo aquela força militar a detenção ocorreu, no sábado, no decurso de uma ação de fiscalização rodoviária. Os militares da GNR abordaram uma viatura de matrícula espanhola e verificaram que o condutor, único ocupante do veículo, não era detentor de qualquer título de condução válido.
“Após o suspeito sair da viatura, os militares aperceberam-se da presença de uma arma de fogo, debaixo do banco do condutor, apurando-se que se tratava de uma réplica. De imediato, foi efetuada uma busca à viatura encontrando-se no seu interior outra réplica de uma arma de fogo e duas armas brancas”, especificou a Guarda Nacional Republicana. Durante aquela operação foram apreendidos a viatura e 550 euros.

Leia Também
Homem em estado grave após atropelamento em Braga
Ministro afirma que forças de segurança já receberam mais de mil novas viaturas
Antiga escola primária em Ponte de Lima transformada em centro cultural e comunitário
Trânsito condicionado na A7 após colisão com três feridos
Família procura homem desaparecido em Braga
Cinco dos sete detidos em Guimarães por tráfico de droga ficam em prisão preventiva
Aqui chegado…
...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem O MINHO, jornal estritamente digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O MINHO é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.
Inspirados na filosofia seguida pelo jornal inglês "The Guardian", um dos mais importantes órgãos de comunicação do Mundo, também nós achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler O MINHO, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.
Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar O Minho - e só demora um minuto. Obrigado.
Ponte de Lima
Antiga escola primária em Ponte de Lima transformada em centro cultural e comunitário
Investimento de cerca de 400 mil euros
em

A antiga escola primária da freguesia de Anais, em Ponte de Lima, vai ser transformada em centro cultural e comunitário num investimento de cerca de 400 mil euros, informou esta sexta-feira a Câmara local.
Em comunicado, a autarquia do distrito de Viana do Castelo adiantou que o auto de consignação da empreitada vai ser assinado no dia 18, na antiga escola primária de Anais.
O objetivo do investimento de 376.632 euros (+ IVA a 6%), passa pela “criação de um equipamento que reúna no mesmo espaço diversas valências e que responda às exigências atuais ao nível do conforto térmico, e do cumprimento da legislação em vigor, em termos de acessibilidades e segurança contra incêndios”.
A proposta de intervenção “visa recuperar o imóvel para fins culturais, recreativos e de associativismo, fazendo alterações significativas ao nível da compartimentação interior e da requalificação da cobertura”.
Ponte de Lima
Ponte de Lima investiu mais de um milhão e meio nas escolas do concelho
Assinado auto de consignação para os arranjos exteriores da Escola Básica 2,3 de Arcozelo
em

O Município de Ponte de Lima procedeu à assinatura do Auto de Consignação da Empreitada de arranjos exteriores da Escola Básica 2,3 de Arcozelo, anunciou, esta terça-feira, a autarquia.
Nas palavras do diretor deste agrupamento, professor Manuel Amorim, nesta obra “o que está em questão é a segurança, não só dos alunos, mas de todos os utentes que passam na via”.
“Esta escola, sede de agrupamento tem cerca de 550 alunos, a frequentar desde o 5.º até ao 12.º ano. Na escola de primeiro ciclo, [contam-se] cerca de 200 alunos. [Sendo que] a cerca de 500 metros existe ainda o jardim de infância, integrado também neste centro educativo”, revela o professor, acrescentando que “na globalidade, na margem direita do Lima, todas as escolas do concelho sediadas no agrupamento de Arcozelo, têm uma cobertura de cerca de 1.100 alunos”.

Auto de consignação dos arranjos exteriores da EB 2,3 de Arcozelo, em Ponte de Lima. Foto: Divulgação
O diretor do agrupamento ressalva desta forma a noção que, “no dia-a-dia, e de imediato, irão beneficiar destas novas condições, entre 700 e 750 alunos”, sendo que “a médio e longo prazo mais alunos constituirão corpo discente que virá a beneficiar destas condições”.
Por sua vez, o presidente da Câmara de Ponte de Lima, Victor Mendes, tratou de sublinhar o facto de que “a direção do agrupamento considerou desde há já algum tempo, que era importante fazer uma alteração nesta matéria [de segurança rodoviária, em contexto escolar]”, esta constatação “obriga a um investimento na ordem dos 86 mil euros, exatamente para dar mais conforto, e acima de tudo garantir as condições de segurança dos nossos alunos”.
“Com o objetivo de melhorar significativamente a segurança para esta comunidade educativa”, a obra tem início previsto no início do ano de 2020, e prazo de execução 60 dias.
Nas palavras do autarca “o investimento na requalificação do Parque Escolar, nos últimos anos correspondeu a cerca de um milhão e meio de euros”, e neste sentido “vamos continuar a trabalhar para fazer um investimento significativo, quer em Arcozelo, quer nos outros três agrupamentos, nomeadamente no segundo e terceiro ciclo para a requalificação e modernização dos equipamentos, quer seja de apoio, quer seja do ponto de vista da inovação tecnológica”.
De referir que, nos quatro agrupamentos, desde 2005 “o investimento no reordenamento do pré-escolar e primeiro ciclo foi de cerca de 27 milhões de euros, (…) se acrescentarmos este investimento que fizermos, mais o [investimento feito no] segundo e terceiro ciclo, e no secundário, com a requalificação da escola secundária da Parque Escolar, o investimento ascende a cerca de 42 milhões”, confirmou o edil limiano.
Alto Minho
Investimento de mais de 250 mil euros para alargar rede de esgotos em Ponte de Lima
Coletor de saneamento na Estrada Nacional (EN)306, entre as freguesias de Cabaços e Fojo Lobal, e a freguesia de Freixo
em

A Câmara de Ponte de Lima informou hoje que vai assinar, na quarta-feira, pelas 15:00, o auto de consignação da empreitada de alargamento da atual rede de esgotos – Cabaços/Freixo, num investimento estimado de 254.870 mil euros.
Em nota hoje enviada à imprensa, a autarquia liderada por Victor Mendes (CDS/PP), revelou que a empreitada terá início no primeiro trimestre de 2020.
A intervenção “visa a instalação de um coletor de saneamento na Estrada Nacional (EN)306, entre as freguesias de Cabaços e Fojo Lobal, e a freguesia de Freixo”.
A extensão da conduta e ramais, prolonga-se por 4.200 metros, e está integrada num projeto global, que pretende resolver os problemas de saneamento de várias freguesias da margem sul do rio Lima.
EM FOCO
ÚLTIMAS
- Braga vai ter primeiro Bananeiro para as crianças
- Refugiados da Síria inauguram Presépio Vivo de Priscos, este domingo, em Braga
- Darque Kayak Clube vai fechar o ano, pela primeira vez, com um apurado para os Jogos Olímpicos
- Homem em estado grave após atropelamento em Braga
- Airbus vai recrutar 90 colaboradores, esta terça-feira, para fábrica em Santo Tirso
Vamos Ajudar?
Reportagens da Semana


Presépio particular com mais de duas mil figuras é atração natalícia em Vila Verde
Quintal da Elisa é um mega-presépio


Em Braga, o Natal é para todos, sobretudo para as famílias
"Braga é Natal"


Simulador quer ajudar a diminuir atropelamentos em Braga e Guimarães
Chancela do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho