Um homem de nacionalidade brasileira foi espancado, no sábado, em Braga. O ataque ocorrido em 10 de junho, Dia de Portugal, terá tido motivações xenófobas.
Saulo Jucá, que vive na cidade desde 2021, foi agredido por volta das 20:00 no interior de um café após um homem lhe ter perguntado a nacionalidade. “Ele me agrediu, chutou minha cara e minhas costelas”, relatou a vítima ao jornal g1.
Tudo ocorreu após as 20:00, Saulo Jucá circulava sozinho na rua e reparou num homem embriagado. Sentiu-se intimidado e entrou num café. Enquanto conversava com o dono do estabelecimento, o homem entrou e perguntou-lhe a nacionalidade. Saulo confirmou que era brasileiro e aí terão iniciado as agressões.
“Enquanto ele me batia, a mãe dele dizia ‘você vai ser preso de novo’”, conta o engenheiro civil, que também tem nacionalidade portuguesa.
A vítima foi levada pelos bombeiros para o Hospital de Braga e ficou internado até à manhã seguinte.
Já apresentou queixa na polícia para denunciar o ataque, que ficou registado em imagens de videovigilância.
De acordo com a vítima, os comentários xenófobos são comuns em Portugal. “A xenofobia aqui é uma coisa que, para eles, é normal, mas para a gente não é. Eu já tinha presenciado comentários preconceituosos e racistas, mas nunca tinha sofrido xenofobia diretamente”, frisa.