Seguir o O MINHO

Região

Braga terá viatura de emergência para animais

em

Foto: Divulgação

O Município de Braga e a Ordem dos Médicos Veterinários assinaram, esta sexta-feira, o protocolo de colaboração que prevê a implementação do Programa de Apoio de Saúde Preventiva a Animais em Risco. Entre as medidas previstas está a atribuição do cheque-veterinário a famílias carenciadas do concelho ou a quem adoptar um animal de companhia no Centro de Recolha Oficial (CRO) de Braga.


Para o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, esta é uma medida que vai permitir que as famílias carenciadas possam usufruir de tratamentos médico-veterinários aos seus animais de companhia, criando assim uma rede de cuidados primários médico-veterinários para animais em risco.

“A juntar a este programa a Autarquia Bracarense está a implementar o projecto de Captura, Esterilização e Devolução dos animais (CED) que está a ser desenvolvido em parceria com associações devidamente acreditadas para acompanhar animais, de forma a promovermos o bem-estar animal e a defesa da saúde pública”, adiantou Ricardo Rio.

Na cerimónia de assinatura do protocolo, que contou com a presença de Jorge Cid, bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, o autarca revelou ainda que a viatura de emergência exclusiva para animais abandonados entrará em pleno funcionamento na primeira quinzena de maio.

O ‘Cheque Veterinário’ representa um investimento anual de 25 mil euros por parte do Município e visa apoiar os cidadãos na vacinação, desparasitação e esterilização dos seus animais, bem como o acesso a outros tratamentos e urgências 24 horas.

Anúncio

Aqui Perto

Jovem de 23 anos em paragem cardiorrespiratória após ida ao mar em Vila do Conde

Na Praia do Forno

em

Foto: DR / Arquivo

Nadadores-salvadores da praia do Forno, em Vila do Conde, salvaram a vida a uma jovem de 23 anos, na tarde de quinta-feira, depois desta entrar em paragem cardiorrespiratória.

A vítima sentiu-se mal depois de ter ido ao mar, caindo inanimada no areal em paragem cardíaca. Valeu a pronta intervenção dos nadadores-salvadores que, atentos à situação, iniciaram manobras de suporte imediato de vida, revertendo a situação de óbito da vítima.

Para o local deslocou-se o capitão de Porto, o comandante-local da Polícia Marítima de Vila do Conde e militares da Marinha inseridos no projeto SeaWatch para coordenar a operação de assistência e colaborar na estabilização da vítima.

A assistência pré-hospitalar foi assegurada pela Viatura Médica de Emergência e Reanimação do INEM que encaminhou a vítima para o hospital sendo considerada uma vítima em “estado grave”.

A Polícia Marítima registou a ocorrência, desconhecendo-se as causas do sucedido.

Continuar a ler

Região

Fim de semana com noites tropicais no Minho

Noites com temperaturas acima dos 20 graus

em

Foto: DR / Arquivo

As temperaturas máximas voltam a subir nos distritos de Braga e Viana do Castelo neste sábado, prolongando-se ao longo da próxima semana. A novidade é a subida das temperaturas mínimas, que vão passar os 20 graus nas próximas noites.

No distrito de Braga a temperatura mínima, habitualmente registada durante a noite, atinge os 20 graus este sábado, subindo para 21 nas noites do próximo domingo e de segunda-feira.

Também o distrito de Viana do Castelo registará temperaturas mínimas acima dos 20 graus no mesmo período, segundo apontam as últimas previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo os meteorologistas deste instituto, as noites cuja temperatura mínima se mantém acima dos 20 graus, são consideradas ‘noites tropicais’.

Já as máximas vão escalar três graus em Braga, subindo para os 37 graus no sábado e 35 no domingo e na segunda-feira, devendo descer ligeiramente na próxima terça.

No distrito de Viana, vão oscilar entre os 33 no concelho de Viana e os 37 em Ponte da Barca, no próxima sábado, devendo registar uma pequena diminuição nos dias seguintes.

O IPMA lançou avisos para o calor no distrito de Braga que já se encontram em vigor, devendo perdurar até às 00:00 horas da próxima terça-feira.

Continuar a ler

Braga

Padre de Amares revoltado com quarentena depois de jantar com doente covid

Covid-19

em

Foto: Arquidiocese de Braga

As eucaristias nas paróquias de Dornelas, Figueiredo, Paredes Secas e Vilela, no concelho de Amares, estão suspensas desde o início de julho depois do pároco local ter sido aconselhado a permanecer em quarentena, ainda que um pouco contra sua vontade.

Através das redes sociais, o padre explica o motivo da quarentena forçada e fala de uma expectativa para que pudesse celebrar as eucaristias à porta fechada, que saiu gorada.

Conta que, no passado dia 27 de junho, jantou com um amigo que acusou positivo para covid-19. Quando o pároco tomou conhecimento da infeção do amigo, deslocou-se a uma unidade de saúde para fazer o teste de despistagem à doença, com o resultado a dar negativo.

Apesar de não estar infetado com o novo coronavírus, o sacerdote foi contactado pela delegação de saúde local para que cumprisse um período de isolamento profilático entre os dias 29 de junho e 12 de julho, face ao “perigo de contágio”.

“Afinal, qual seria o risco de fazer uma caminhada, dar uma volta de bicicleta, visitar a minha mãe (mantendo-me à distância como o faço desde março) ou até mesmo descer à Igreja para celebrar sozinho”, questionou o sacerdote através das redes.

O padre conta que, no dia 03 de julho, enviou um mail à delegação de saúde a pedir alteração das datas, por ter tido contacto com o infetado no dia 27, e não a 29. Todavia, não obteve resposta.

Visivelmente aborrecido por estar em quarentena, lamenta que, caso transgrida, corra em risco de crime de desobediência agravada.

O pároco vai mais longe a fala em “papalvos da República” que “alardoam” que “estamos num país livre”.

“Uma vergonha. A propalada liberdade importa para mendigar votos, branquear empregos e regalias, satisfazer interesses corporativos e partidários. O resto, somos carne para canhão”, desabafa o sacerdote, conhecido por alguns comentários mais polémicos nas redes sociais.

Continuar a ler

Populares