Seguir o O MINHO

Barcelos

Assembleia da República recomenda suspensão de linha de muito alta tensão em Barcelos

em

Foto: DR/Arquivo

A Assembleia da República aprovou esta sexta-feira um projeto de resolução do CDS-PP a recomendar ao Governo que suspenda o desenvolvimento da linha elétrica de muito alta tensão em Barcelos e só o PS se absteve.


A sessão plenária registou unanimidade quanto a projetos de resolução de PSD, CDS-PP e PEV a solicitar ao executivo socialista intervenção e obras urgentes de recuperação da Escola Secundária de Castro Daire (Viseu).

PSD e PS, com os seus votos favoráveis, fizeram passar um texto de substituição da Comissão Parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas, a partir de uma proposta de lei do Governo e de um projeto de lei social-democrata para a transposição de uma diretiva europeia sobre regras relativas às ações de indemnização por infração do direito à concorrência.

Aquele postulado, sobre o denominado “private enforcement” (aplicação privada), mereceu os votos contra de PCP e PEV e as abstenções de BE, CDS-PP e PAN.

Um projeto de resolução do PCP e outro do CDS-PP, ambos sobre o financiamento do ensino de via profissional, baixaram sem votação à respetiva comissão por dois meses para discussão na especialidade.

Ambos os textos referiam os atrasos no pagamento de prestações àqueles tipos de estabelecimento de ensino, uma vez que passaram a receber os apoios através de fundos comunitários em vez de por via do Orçamento do Estado, exceto as escolas de Lisboa e Vale do Tejo e Algarve.

Anúncio

Barcelos

Ladrões sequestram idoso e mulher em assalto a residência em Barcelos

Várzea

em

Um idoso de 70 anos e uma mulher de 50 foram sequestrados, na manhã desta sexta-feira, na sequência de um assalto na freguesia da Várzea, em Barcelos.

Ao que O MINHO apurou, três indivíduos entraram na residência e amarraram as vítimas – o idoso e a cuidadora deste – no sótão para roubarem dinheiro e uma viatura.

Os assaltantes colocaram-se de seguida em fuga.

A GNR de Barcelos fez as primeiras diligências no local.

A investigação foi entregue à Polícia Judiciária.

Continuar a ler

Barcelos

Surtos em dois lares da Misericórdia de Barcelos com 74 infetados

Covid-19

em

Foto: DR

Há dois surtos em dois lares da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos com um total de 74 infetados – 54 utentes e 20 funcionários, revelou hoje a instituição.

Um surto é no Lar Rainha D. Leonor, onde se registam 38 utentes e 12 colaboradores com resultados positivos. E no Lar da Misericórdia o surto afeta 16 utentes e oito colaboradores.

“Nas restantes estruturas residenciais para pessoas idosas, Lar Nossa Sra. da Misericórdia, Lar Santo André e Lar Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa, bem como na Unidade de Cuidados Continuados Integrados, têm vindo a ser realizados testes, não se registando neste momento qualquer caso positivo para SARS-CoV-2, nem em utentes nem em colaboradores”, salienta a Misericórdia em comunicado.

Numa das quatro unidades de Educação na Infância, Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa (Silveiros), duas crianças tiveram resultado positivo, tendo sido infetadas em contexto familiar.

As crianças já se encontravam em isolamento domiciliário, quando realizaram o teste, mas, por uma questão de precaução, as respetivas turmas foram enviadas para casa, acrescenta a instituição.

“Todas as famílias – quer nas referidas estruturas residenciais para Pessoas Idosas, quer na unidade de Educação na Infância – foram de imediato informadas”, refere o comunicado, concluindo que a Misericórdia está, “desde o primeiro momento, focada em proteger e assegurar os melhores cuidados possíveis aos cerca de 1700 utentes que serve diariamente e aos seus mais de 400 colaboradores”.

Recorde-se que a Misericórdia já tinha registado surtos no Lar de Santo André e no Centro Infantil de Barcelos.

Continuar a ler

Barcelos

Barcelos lança plataforma de apoio às empresas do concelho

Economia

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO (Arquivo)

A Câmara de Barcelos lançou uma plataforma de apoio às empresas do concelho, disponibilizando-lhes gratuitamente a possibilidade de participarem no Roteiro Económico Digital do Concelho, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a Câmara refere que o objetivo é divulgar a existência e atividade de todas as empresas, lojas e serviços, independentemente da sua dimensão.

Divulgação

“As empresas beneficiam de todas as vantagens de marcarem presença numa ferramenta digital moderna e agregadora da atividade comercial, gratuitamente e pelo período de um ano, já que a Câmara Municipal assume, durante este período, o pagamento do serviço disponibilizado a cada empresa, não sendo imposta qualquer obrigatoriedade de continuidade”, acrescenta.

Continuar a ler

Populares