Seguir o O MINHO

Braga

Braga terá 152 mil pessoas vacinadas pelo menos com uma dose “até julho”

Covid-19

em

Até julho, em Braga terão sido vacinadas contra a covid-19 – pelo menos com uma dose – cerca de 152 mil pessoas. A estimativa foi revelada pelo diretor do ACES Cávado I, Domingos Sousa, num ‘webinar’ promovido pelo CDS.

“A nossa população anda à volta dos 200 mil, penso que até setembro somos capazes de atingir um bom número”, acrescentou o responsável, salienta que o ritmo de vacinação em Braga tem “aumentado diariamente”.

Domingos Sousa adiantou que, até ao momento, já foram vacinadas com uma dose 33 mil pessoas e 7.800 já tomaram as duas.

“Acreditamos que em maio consigamos vacinar nove mil pessoas por semana”, realçou o diretor de ACES Cávado I, acrescentando que a taxa de recusas é bastante baixa: “Abaixo dos 2%”.

“Aquando do registo/inquérito, os profissionais de saúde explicam que as vantagens são superiores. A preocupação do utente é ser vacinado. Não detetamos preocupação com o facto de se a vacina é A ou B”, conclui.

De acordo com os dados mais recentes das autoridades de saúde locais a que O MINHO teve acesso, de segunda-feira, desde o início da pandemia o concelho de Braga regista 16.583 casos de infeção por covid-19, 16.036 recuperados e 200 óbitos.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.060.859 mortos no mundo, resultantes de mais de 143,8 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.956 pessoas dos 832.891 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Populares