Seguir o O MINHO

Viana do Castelo

Braga e Viana do Castelo promovem o bacalhau durante o fim de semana

Mais de 60 unidades de restauração dos dois concelhos aderiram à iniciativa

em

Braga e Viana do Castelo promovem o bacalhau durante mais uma edição dos fins-de-semana gastronómicos que decorre de hoje até domingo. O Bacalhau à Braga e o Bacalhau à Viana são os destaques a que se juntam, nos doces, o pudim Abade de Priscos e a Torta de Viana.

Em Braga são 29 restaurantes e dois estabelecimentos de hotelaria aderiram a uma iniciativa que decorre em vésperas do arranque da Semana Santa.

“Esta é uma iniciativa de valorização de todo o nosso património gastronómico num fim-de-semana que antecede a programação da Semana Santa de Braga o que desde logo é sinónimo de muita procura turística. Trata-se de um evento que vai ao encontro da estratégia definida pelo Município em apostar claramente na promoção e valorização do turismo gastronómico”, referiu Altino Bessa, vereador do Município de Braga, na apresentação da iniciativa.

Viana do Castelo

O Fim de semana Gastronómico de Viana do Castelo promove de algumas especialidades como “Pataniscas”, prato “Bacalhau à Viana”, doce “Torta de Viana” e “Vinho Verde”.

A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal e pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal e junta 32 restaurantes.

As “Pataniscas de Bacalhau”, a “Torta de Viana”, doce típico, são um complemento para o almoço, assim como os vinhos dos diversos produtores do Concelho.

Os restaurantes aderentes oferecem um copo de vinho de boas vindas da Região em todo o fim de semana gastronómico (desde o jantar de hoje até ao almoço de domingo, 14 de abril), aos clientes que se apresentem no âmbito da iniciativa.

Também os empreendimentos turísticos aderentes têm descontos de 10% nas noites de hoje e amanhã aos clientes que façam uma reserva com o objetico de participar no Fim-de-semana Gastronómico.

Programa de Animação previsto

Na manhã de sábado, dia 12 de abril, realiza-se na Praça da República, entre as 10:00 e as 17:00, o Feirão da Patanisca, onde poderá saborear, como aperitivo ao “Bacalhau à Viana”, as tradicionais especialidades vianenses, à base do “fiel amigo”: pataniscas, bolinhos de bacalhau, bacalhau frito, sonhos e, também, os tradicionais enchidos de tempero caseiro e os docinhos à moda de Viana.

Neste Feirão, atuarão Grupos Folclóricos do concelho.

Populares