Seguir o O MINHO

Braga

Braga conquista prémio ‘Município +Azul’

Actividades de educação ambiental realizadas na Praia Fluvial de Adaúfe

em

Foto: Sérgio Freitas / CM Braga / Divulgação

O Município de Braga recebeu o prémio ‘Município +Azul’ durante o VII Seminário Nacional Bandeira Azul, que se realizou no Parque Biológico de Gaia sob organização da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

Em comunicado enviado a O MINHO, fonte da autarquia destaca que com a atribuição deste prémio, a ABAE reconhece a qualidade das actividades de educação ambiental realizadas na Praia Fluvial de Adaúfe que, pelo quarto ano consecutivo, hasteou a ‘Bandeira Azul’.

Este ano, o Município candidatou 15 actividades de educação ambiental que incluíram a formação de docentes sobre alterações climáticas, observação de biodiversidade (aves e morcegos), limpezas da praia e do rio e jogos, envolvendo um vasto leque de públicos e parceiros, nomeadamente a AGERE, BRAVAL, Planetário Casa da Ciência, Universidade do Minho, Quinta Pedagógica, Junta de Freguesia de Adaúfe, entre outras.

O vereador Altino Bessa, responsável pelo pelouro do ambiente, sublinha que a atribuição da ‘Bandeira Azul’ atribui responsabilidades acrescidas pelo que “se torna necessário consciencializar os Bracarenses, sobretudo os mais novos, para a importância que os seus comportamentos e hábitos de vida podem representar para a protecção e manutenção do meio ambiente”.

Anúncio

Braga

Mulher encontrada morta dentro de casa em Vila Verde

Óbito

em

Foto: DR / Arquivo

Uma mulher, com cerca de 75 anos, foi encontrada sem vida dentro da sua residência, esta noite de sexta-feira, no centro de Vila Verde.

O alerta foi dado por familiares e vizinhos, que não tinham notícias da idosa já há mais de uma semana.

Pelo que foi possível apurar, a mulher vivia sozinha, com os familiares a residirem no estrangeiro.

No local, estiveram os Bombeiros de Vila Verde.

O óbito foi declarado e o corpo transportado para o Instituto de Medicina Legal.

O alerta foi dado cerca das 21:45.

A GNR investiga.

Continuar a ler

Braga

Mulher e bebé escapam ilesos após despiste aparatoso em variante de Braga

Variante do Fôjo

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Uma viatura entrou em despiste, seguido de capotamento, ao final da tarde desta sexta-feira, na Variante do Fojo, em Braga, causando grande aparato.

No carro capotado seguia uma mulher e um bebé que não sofreram quaisquer ferimentos.

No local, na estrada que liga Braga a Póvoa de Lanhoso, estiveram meios do INEM, mas não houve necessidade de transporte hospitalar.

A GNR registou a ocorrência que condicionou o trânsito naquela via.

Continuar a ler

Braga

Detido suspeito de dezenas de assaltos à mão armada em Braga

Crime

em

Foto: O MINHO (Arquivo)

Um homem de 30 anos foi detido pela PSP de Braga na sequência de vários processos de investigação a assaltos ocorridos na cidade, entre 20 de julho e 24 de dezembro de 2019, foi hoje anunciado.

Em comunicado enviado a O MINHO, aquela polícia informa que a detenção ocorreu no Porto, onde o suspeito pernoitava “nos últimos tempos”.

A operação foi levada a cabo pela Esquadra de Investigação Criminal de Braga, na sequência das suspeitas que recaíam sobre o homem, pela prática de “vários crimes de roubo e furtos qualificados”, nomeadamente na rua, junto a multibancos, a minimercados, cabeleireiros e um hotel.

“Para a concretização dos mesmos, normalmente agia sozinho, mas por vezes, com a ajuda de outros suspeitos”, aponta a mesma nota.

O suspeito utilizava força física e, por vezes, uma arma branca, para abordar as vítimas na rua, nas imediações de caixas ATM e também no interior de estabelecimentos comerciais. Exigia que lhe dessem o dinheiro que possuíam, bem como também lhes subtraía os telemóveis.

“Esta Polícia, realizou reconhecimentos pessoais por parte das vítimas e testemunhas, ficando desde já indiciado pela prática de oito destes crimes”; acrescenta a PSP.

Explicam ainda que o mesmo foi intercetado no Porto depois de ter ali continuado a prática criminal, sendo identificado pela polícia local, pela prática de vários furtos, desde o início deste ano de 2020.

De referir, que o mesmo estava a cumprir pena pela prática de ilícitos criminais desta natureza. O detido vai ser presente no Tribunal Judicial de Guimarães.

Continuar a ler

Populares