Seguir o O MINHO

País

Bola de fogo avistada a rasgar os céus em Portugal e Espanha

Astronomia

em

Um objeto ainda desconhecido, mas que se assemelha a um meteorito, foi avistado em diversas localidades de Portugal e Espanha na noite deste domingo.

Cerca das 22:00 horas, uma bola de fogo ‘rasgou’ os céus, sendo captada em imagem a partir de diferentes locais em Trás-os-Montes e também em Espanha. Há também relatos de cidadãos que avistaram a mesma situação em Fafe e em Cabeceiras de Basto.

A página Meteo Trás os Montes – Portugal está a divulgar algumas imagens do sucedido, mas ainda é prematuro avançar com quaisquer certezas, conforme explicou a O MINHO o especialista do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço – Universidade de Coimbra, Nuno Peixinho.

Contudo, na análise ainda permatura que fez, a pedido do nosso jornal, indica que parece tratar-se de um bólide (objeto, tradicionalmente um meteorito, brilhante  e que explode ao reentrar na atmosfera).

Na rede social Twitter, já existem alguns vídeos captados em Espanha que desvendam um pouco mais do trajeto seguido pelo eventual corpo celeste.

Populares