Seguir o O MINHO

Braga

BE questiona governo sobre descargas no rio Este em Braga e critica “inação” da Câmara

Poluição

em

Foto: DR

O Bloco de Esquerda (BE) questionou o Governo sobre as descargas poluentes no rio Este e critica a Câmara de Braga por inação na resolução do problema.


Os deputados bloquistas eleitos pelo círculo de Braga, José Maria Cardoso e Alexandra Vieira, entregaram duas perguntas na Assembleia da República onde denunciam mais três descargas poluentes no rio Este, em Braga.

Nos documentos enviados ao Ministério do Ambiente e da Ação Climática e à Câmara Municipal de Braga, os deputados referem que “o rio Este foi alvo de novas descargas poluentes no dia 9 de outubro em vários dos seus troços que atravessam o concelho de Braga”, que “também no dia 6 de outubro as águas denotavam uma coloração avermelhada junto à Ponte Pedrinha” e que “no dia 7 de outubro, o rio apresentava uma cor esbranquiçada em vários troços, indicando a existência de diversos focos poluidores”.

Os deputados acusam ainda a Câmara de Braga de anúncios de “intenções sem qualquer resultado visível”. “A Câmara tem responsabilidades não só na falta de articulação com as entidades competentes na busca de soluções reais para as descargas ilegais, como é a própria Câmara Municipal um agente poluidor do rio Este”, criticam.

“O Bloco de Esquerda considera inadmissível que após tantos anos e tantos anúncios de soluções para o rio Este apresentados pela Câmara Municipal de Braga, as descargas ilegais persistam. A inação do Município de Braga e das entidades competentes põe em perigo a biodiversidade do rio e a saúde pública. É urgente apurar responsabilidades e atuar nos termos da lei. Sobretudo, é necessário eliminar os focos poluentes, proceder à despoluição das massas de água e recuperar plenamente a biodiversidade do rio Este. Os habitantes de Braga têm pleno direito a usufruir de um rio limpo, biodiverso e aprazível”, defende o BE.

O partido quer saber se a Agência Portuguesa do Ambiente tem monitorizado o estado ecológico e químico das massas de água e se o Governo tem articulado com o Município de Braga medidas e ações concretas para erradicar as recorrentes descargas ilegais poluentes no rio Este.

Da parte do executivo camarário, o Bloco quer conhecer o estado de implementação em que se encontra o programa de monitorização do rio e qual é a composição da equipa anunciada pela Vereação do Ambiente do Município de Braga para cadastrar e monitorizar os pontos de acesso ao rio Este.

Anúncio

Braga

Agride bombeiro durante assistência a amigo caído no chão em Braga

Em Maximinos

em

Foto: Redes sociais

Um operacional bombeiro foi agredido, ao final da noite de quinta-feira, quando procedia à assistência de um senhor caído no chão, junto à estação de comboios de Braga.

Ao que apurou O MINHO, um homem, com cerca de 50 anos, terá caído no parque da estação, sofrendo um traumatismo cranioencefálico. Foi solicitada então assistência via CODU aos bombeiros, mobilizando uma ambulância com dois operacionais dos Voluntários de Braga.

À chegada ao local, um outro indivíduo, que se apresentou como “amigo” da vítima, começou a provocar desacatos para com os dois bombeiros, motivando um alerta para as autoridades de segurança. No entanto, esse indivíduo nem o nome da vítima sabia.

Uma patrulha da PSP deslocou-se ao local assim como uma segunda ambulância daquela corporação.

Durante os trabalhos de imobilização da vítima, o indivíduo exaltado agrediu um dos bombeiros.

A PSP procedeu à identificação do homem, desconhecendo-se se o mesmo acabou detido.

O bombeiro encontra-se bem.

A vítima da queda foi transportada para o hospital local.

A PSP registou a ocorrência.

Continuar a ler

Braga

Jovem esfaqueado no pescoço e no crânio em Braga

Em S. Vicente

em

Foto: DR

Um jovem, com 20 anos, sofreu ferimentos depois de alegadamente ter sido atacado com uma navalha, esta noite de quinta-feira, em São Vicente, cidade de Braga.

Ao que apurou O MINHO, o homem terá sido surpreendido na Avenida Norton de Matos, sofrendo golpes no braço esquerdo, no pescoço e ainda no crânio.

No local estiveram os Bombeiros Voluntários de Braga para prestar primeira assistência à vítima.

O homem foi transportado para o Hospital de Braga a inspirar alguns cuidados, mas sem ser considerado ferido grave ou crítico.

A PSP está a investigar as circunstâncias da ocorrência, desconhecendo-se ainda mais pormenores.

O alerta foi dado às 21:59.

Continuar a ler

Braga

Eis a árvore de Natal de Braga

Natal

em

Foto: Ricardo Rio / Facebook

A iluminação da árvore de Natal gigante situada na Praça da República, em Braga, acendeu esta noite, em testes, e o momento foi captado pelo presidente da Câmara.

Numa publicação nas redes sociais, Ricardo Rio desvenda o novo modelo para 2020 e deseja um “Noite Feliz” aos seguidores.

A iluminação de Natal em todo o concelho está prevista para o final da tarde do próximo sábado, no entanto, e sabe O MINHO, a mesma pode acender-se já esta sexta-feira, uma vez que não há qualquer cerimónia associada ao ligar do interruptor.

“Será tudo automatizado, não há qualquer espetáculo nem estarão figuras políticas para o ligar do interruptor como em outros anos”, disse fonte do executivo.

Continuar a ler

Populares