A Câmara de Barcelos vai reduzir a carga fiscal para empresas e famílias no próximo ano, anunciou hoje a autarquia.
Em comunicado, a autarquia dá conta que, cerimónia de abertura do Fórum Regional do Comércio, que se realizou esta terça-feira, no Theatro Gil Vicente, o vice-presidente Domingos Pereira vincou que a receita com impostos vai encolher após a aprovação do Plano e Orçamento para 2023.
Será reduzida a taxa da Derrama que incide sobre as empresas e o IMI – Imposto Municipal sobre Imóveis – que é calculado com base no valor patrimonial tributário dos imóveis situados em território nacional.
Será ainda diminuída a cobrança do IRS, na parte que diz respeito ao Município e a câmara compromete-se a reduzir a taxa de mercados e feiras em 50%, assim como continuar com a isenção de taxa de esplanadas.
Domingos Pereira, que tem a tutela do pelouro das Atividades Económicas e Gestão Financeira, sublinhou que “o desenvolvimento do comércio é importante para dinamização económica do concelho”.
Na cerimónia, realçou ainda a aposta da câmara numa agenda cultural atrativa como forma de dinamização das atividades económicas, destacando os eventos ligados à gastronomia, à promoção dos vinhos, a dinamização dos Caminhos de Santiago, entre outros, como exemplos de uma estratégia integrada de promoção territorial.
Antes, já o presidente da Associação Comercial de Barcelos, João Albuquerque, tinha agradecido “o empenho da Câmara Municipal”, mostrando-se satisfeito com a “proximidade com a autarquia” para voltar a “colocar em cima da mesa vários projetos estruturantes” para o concelho.
Salientando que o comércio funciona como motor de arranque, Albuquerque referiu: “Temos de puxar pela economia do território, porque temos um concelho com serviços, turismo, e comércio dinâmicos, com empresários de grande resiliência.
Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, apontou os quatro grandes vetores capazes de dinamizar o setor: “digitalização, sustentabilidade, coesão territorial e capacitação”.
A governante, citada em comunicado, afirmou que estará “sempre disponível para trabalhar com a ACIB e a Câmara, no sentido de tentar solucionar os problemas que Barcelos enfrenta na questão do comércio”.
Rematou agradecendo a todos os empresários “a resiliência e a responsabilidade que tiveram ao aguentar as suas empresas em tempos tão difíceis, caso da pandemia, da guerra e da inflação”.
O Fórum Regional do Comércio foi organizado pela ACIB, em parceria com a Câmara Municipal de Barcelos e Confederação de Comércio e Serviços de Portugal.