Barcelos pede ao Governo novo hospital, ligação a autoestradas e fim das passagens de nível

Conselho de Ministros reúne-se em Braga em 04 de maio
Barcelos pede ao governo novo hospital, ligação a autoestradas e fim das passagens de nível
Foto: Pedro Gonçalo Costa / O MINHO / Arquivo

O Município de Barcelos gostaria que a reunião do Conselho de Ministros, agendada para 04 de maio, desse solução a três necessidades locais: a construção do novo Hospital da cidade, as ligações às autoestradas A3 e A7 e o fim das passagens de nível na Linha do Minho.

Em declarações a O MINHO, o presidente da Câmara de Barcelos, Mário Constantino disse que vai fazer chegar essas três “reivindicações” ao Governo, a que acresce uma outra: a necessidade de ser construída uma ligação – por comboio, BRT ou metro de superfície – entre as quatro cidades do Quadrilátero Urbano, Barcelos, Braga, Guimarães e Famalicão: “Seria um fator de incremento da mobilidade na nossa região, com impacto muito positivo na sua economia”, vincou.

Sobre os outros três pedidos, o autarca do PSD salienta que “o hospital é uma necessidade antiga, a que corresponde uma promessa estatal de construção de uma nova unidade, também muito antiga, mas que nunca arranca”.

Sobre as duas ligações às autoestradas, Mário Constantino salienta que Barcelos está a alguns quilómetros de distância de qualquer uma delas. “Um barcelense que queira ir ao Porto ou a Viana ou Valença de forma rápida tem de gastar muito mais tempo do que seria razoável e com custos acrescidos”, sublinhou.

No que toca às passagens de nível na via férrea, o edil barcelense diz que há 14 no concelho, embora a alteração de algumas já esteja em concurso público: “Era preciso que a Infraestruturas de Portugal resolvesse, de vez, este problema, um estrangulamento desnecessário existente em Barcelos”.

Recorde-se que, e conforme O MINHO noticiou em primeira mão, o Governo reúne-se em Braga a 04 de maio, mas reservou o dia anterior para visitas de governantes a vários municípios.

Ao que O MINHO soube, elementos da equipa governamental têm vindo a contactar os diversos municípios do distrito no sentido de saber quais as suas reivindicações e programar eventuais visitas de governantes, nessa ocasião.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Pcp e pan querem aumento da quota mínima obrigatória de música portuguesa nas rádios

PCP e PAN querem aumento da quota mínima obrigatória de música portuguesa nas rádios

Próximo Artigo
Pcp mantém reservas sobre iva zero e pede fiscalização e margens máximas

PCP mantém reservas sobre IVA zero e pede fiscalização e margens máximas

Artigos Relacionados