Seguir o O MINHO

Barcelos

Barcelos comemora Dia Internacional da Cidade Educadora

Educação

em

Câmara de Barcelos. Foto: O MINHO (Arquivo)

Celebra-se no próximo dia 30 de novembro, em Barcelos, o Dia Internacional da Cidade Educadora, cujo tema deste ano é “Escutar a Cidade para a Transformar”, anunciou a autarquia.


Em colaboração com o Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho, a Câmara de Barcelos irá realizar dois fóruns com os alunos do 2º e 3º ciclo, nos dias 27 e 28 de novembro de 2019, às 09:30, na Biblioteca do Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho.

“A iniciativa terá como objetivo a partilha da perceção dos jovens sobre a cidade e do que gostariam de transformar”, refere a autarquia em comunicado.

A Câmara de Barcelos acrescenta que a cidade, integrada na rede das Cidades Educadoras, “vem permitindo uma nova forma de ver e pensar a cidade, bem como a integração da necessidade de um esforço maior para criar, pela via da educação, da cultura e das políticas sociais, as condições e o ambiente perfeitos para o crescimento de cada um, num contexto de respeito por todos e num movimento contínuo de desenvolvimento sincronizado de toda a comunidade e de todo o território”.

“O crescente envolvimento e participação da sociedade civil na vida pública da cidade e do concelho são a face visível duma mudança que se avoluma e que continuará a crescer em Barcelos, rumo à plenitude dos princípios da Carta das Cidades Educadoras”, refere a mesma nota.

Anúncio

Barcelos

IPCA em Barcelos abre mais de 1.000 vagas para o próximo ano letivo

Ensino superior

em

Foto: DR / Arquivo

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), com campus em Barcelos, disponibiliza para o ano letivo de 2020-2021, anunciou hoje a instituição.

Em comunicado, o IPCA refere que as vagas distribuem-se por 14 cursos de licenciatura, das quatro escolas.

A Escola Superior de Gestão, é uma das cinco unidades orgânicas de ensino e investigação do IPCA e oferece vagas nos cursos de Contabilidade (regime laboral e pós-laboral); Finanças; Fiscalidade (regime laboral e pós-laboral); Gestão de Empresas (regime laboral e pós-laboral); Gestão Pública (regime laboral e pós-laboral); Solicitadoria (regime laboral e pós-laboral). A Escola Superior de Tecnologia, centrada na área das engenharias, criou em 2018 o centro de I&D em Inteligência Artificial Aplicada (2AI-Lab) abre vagas para os cursos de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores; Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais; Engenharia e Gestão Industrial; Engenharia Informática Médica e Engenharia de Sistemas Informáticos (regime laboral e pós-laboral). A Escola Superior de Design dotada de salas de aula, oficinas e laboratório altamente tecnológicos, oferece vagas nos cursos de Design Industrial e Design Gráfico (em regime laboral e pós-laboral). A Escola Superior de Hotelaria e Turismo, terá em breve em funcionamento a Escola-Hotel, e oferece vagas para o curso de Gestão de Atividades Turísticas (regime laboral e pós-laboral).

Paralelamente ao concurso nacional de acesso promovido pela Direção Geral de Ensinos Superior, o IPCA oferece também vagas no âmbito dos concursos especiais, destinados aos titulares de provas M23, titulares de cursos das vias profissionalizantes, titulares de cursos Técnicos Superiores Profissionais e titulares e outros cursos superiores, ás quais se juntam ainda as vagas para os regimes de mudança de par instituição/curso.

Toda a informação sobre os cursos, vagas e candidaturas está disponível na página do IPCA em www.ipca.pt.

Para informação sobre as candidaturas ao concurso nacional de acesso deve consultar do site da DGES (www.dges.pt).

Cerca de 900 vagas para os Cursos Técnicos Superior Profissionais

Às mais de 1000 vagas para ingresso em cursos de licenciatura, o IPCA tem ainda 900 vagas para cursos técnicos superiores profissionais.

Neste momento estão abertas as candidaturas à 1.ª fase dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), nas áreas do Design, Hotelaria e Turismo, Gestão e Tecnologia.

Os CTeSP são lecionados na mais recente escola do IPCA, a Escola Técnica Superior Profissional (ETeSP), e a sua oferta formativa para o ano letivo 2020/2021 encontra-se alinhada com as necessidades do mercado de trabalho na região, aferidas junto das empresas que acolhem os estudantes estagiários.

Dada a proximidade às empresas e às populações, a oferta educativa encontra-se distribuída entre o Campus em Barcelos e os diferentes Polos em Braga, Guimarães (Avepark) e Vila Nova de Famalicão (CIIES).

A 1ª fase de candidaturas aos CTeSP´s iniciou-se no dia 29 de junho e prolonga-se até ao dia 14 de agosto.

Continuar a ler

Barcelos

Barcelos volta a adiar Gala do Desporto para 2021

Covid-19

em

Foto: Divulgação / CM Barcelos (Arquivo)

A Gala do Desporto de Barcelos, que estava marcada para 20 de setembro, foi adiada para o ano 2021, em data a anunciar, devido à pandemia de covid-19, anunciou hoje a autarquia.

A Gala do Desporto é organizada pela Câmara e tem como objetivo a distinção do mérito desportivo, o incentivo à prática desportiva e o trabalho desenvolvido por treinadores, preparadores físicos, dirigentes, atletas, agentes desportivos e pelas entidades que, no concelho, se dedicam às várias modalidades, sendo responsáveis pela formação de centenas de atletas.

A II Gala do Desporto de Barcelos, inicialmente agendada para o dia 5 de abril e mais tarde adiada para 20 de setembro, pretendia galardoar 78 atletas barcelenses ou praticantes de clubes barcelenses que se sagraram campeões nacionais, europeus ou mundiais ao longo do ano passado, no desporto federado, não federado, adaptado, escolar e universitário do concelho de Barcelos.

Na primeira edição foram premiados 56 atletas, entre os quais o avançado do SC Braga, Paulinho, que foi considerado o Atleta do Ano.

Continuar a ler

Barcelos

Motociclista em estado grave após colisão em Barcelos

EN 306

em

Foto: O MINHO

Um motociclista sofreu ferimentos graves na sequência de uma colisão ao final da tarde deste sábado em Pereira, concelho de Barcelos, disse a O MINHO fonte do CDOS.

O homem, cuja idade não foi possível apurar, seguia na EN 306 quando terá colidido com outra viatura, ao que tudo indica um trator.

Foto: O MINHO

Para o local foi mobilizada uma ambulância dos Bombeiros de Barcelinhos que procederam à estabilização da vítima.

Foi transportada para o Hospital de Braga sendo considerado um “ferido grave”.

A GNR registou a ocorrência que cortou aquela via após as 18:55.

Continuar a ler

Populares