É uma raridade, muito possivelmente única em Portugal e está em Guimarães há mais de 20 anos. Falámos de um Renault Viva Grand Sport BCX3 registado em dezembro de 1939, em França, que se encontra à venda por cerca de 200 mil euros.
Foram produzidos 1.132 automóveis deste tipo entre outubro de 1937 e julho de 1938, com o modelo a ser alvo de uma remodelação na fabricação seguinte. A produção parou em 1939. Foi desenhado por Marcel Riffard, popularizado pelo registo no design de aeronaves.
João Matos, proprietário e colecionador, há muito que o guarda em Guimarães. Desde que o decidiu vender, já foi alvo de reportagem por uma das revistas mais importantes sobre a Renault, a LosangeMagazine. Mas nem a sessão de fotos junto ao Palácio dos Duques atraiu interessados no preço: 199.999 euros. E o vimaranense até facilita o negócio aceitando como parte do pagamento “um Ford Mustang Fastback de 1967 GT”.
Sem justificar a venda, o proprietário gaba o Renault pelas suas “linhas aerodinâmicas aeronáuticas”, por ser um “carro topo de gama”, muito “luxuoso e confortável”, e por ter sido “um dos veículos usados pelo General Charlles de Gaulle”. Não este em concreto, mas um outro dos pouco mais de 1.100 construídos.
Descrito como “muito espaçoso” e confortável para os passageiros, é considerado por João Matos como um “carro nervoso” graças ao motor de 6 cilindros em linha de 4.1 litros. O proprietário diz ainda que o carro custou 49 mil francos em 1939, o que, segundo as suas contas, equivale a 2,4 milhões de euros nos dias de hoje.
O carro tem um design elegante, com carroçaria preta brilhante complementada por detalhes cromados e faixas brancas largas nos pneus. A grade frontal em forma de V e a estrela “Stella” no topo são elementos distintos deste modelo de 1939.
O interior do carro possui acabamento em marrom escuro, além de estofamento marrom médio nos bancos e elementos em grão de madeira. Com bolsos nas portas e espaço para seis pessoas, o Renault oferece um conforto acolhedor aos ocupantes, no entanto, o espaço é otimizado para quatro pessoas quando com os apoios de braços rebatidos.
Por efetivamente se tratar de uma raridade, a revista Losange Magazine dedicou-lhe recentemente alguma ‘tinta’ e até seguiu-lhe o rasto.
“Tanto quanto sabemos, só há um destes em Portugal. E ao contrário do adquirido pela Renault Classic, que permanece na sua forma original, este está completamente restaurado”, explica a publicação, apelidando-o como um “espécime magnífico” por “nada ter sido poupado na hora do restauro”.
O carro veio para Guimarães em 2002, juntamente com uma Citroen Traction Avant 15. Ao fim de quase duas décadas, João Matos procura outro “dono carinhoso” para o clássico, mas o preço pedido não é nada encorajador, conforme deu conta a publicação especializada.
“Há outros modelos deste género à venda, descapotáveis, entre 80 e 90 mil euros. Parecem preços mais realistas”, considerou a Losange, deixando a questão no ar: “Será que quer mesmo dizer ‘adeus’ ao carro?”: