Autarcas de assembleias municipais debatem em Barcelos os desafios do poder local

Autarcas de assembleias municipais debatem em barcelos os desafios do poder local
Foto: Pedro Gonçalo Costa / O MINHO

Os desafios e as oportunidades do poder local e a proximidade aos eleitores, sobretudo aos mais jovens, estão em debate no sábado, em Barcelos, no distrito de Braga, no IV Congresso da Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM).

O congresso “será palco para reflexão e debate sobre o papel dos municípios e da juventude na construção de uma sociedade mais participativa e inclusiva. Estes são temas cada vez mais pertinentes no atual contexto político e social em que se vive, em que o diálogo e a capacidade de construir pontes e entendimentos são cruciais”, realçou o presidente da ANAM, Albino Almeida, numa nota enviada às redações.

O congresso tem início na sexta-feira à tarde, com a entrega dos Prémios ANAM a boas práticas nas assembleias municipais, a trabalhos realizados no âmbito escolar e do Prémio Dr. José Manuel Pavão, destinado a pessoas que se destacaram na promoção dos direitos fundamentais, reforço dos valores democráticos e apoio ao poder local.

Os trabalhos concentram-se no sábado, com as presenças de autarcas e académicos, a partir da sessão de abertura, pelas 10:00, com a presença prevista do secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias.

Durante a manhã de sábado decorrerá a mesa redonda “Juventude e Participação Política de Proximidade”, com a investigadora da Universidade de Aveiro Patrícia Silva, a jornalista da RTP Cláudia Viana, vencedora do prémio ANAM de 2023, e Brian da Silva, o mais jovem presidente de Assembleia Municipal, na Lourinhã.

Na tarde de sábado dá-se “voz” aos presidentes das assembleias municipais, que apresentarão propostas e as moções que serão votadas.

Os trabalhos terminam às 18:00, prevendo-se a presença na sessão de encerramento do presidente da Assembleia da República, João Pedro Aguiar-Branco.

Este ano são distinguidas com o Prémio “Boas Práticas” as assembleias municipais de Arruda dos Vinhos, Ílhavo, Lagoa, Lagos, Lamego, Lourinhã, Mafra, Ourém e Porto de Mós.

O prémio de trabalhos no âmbito escolar distingue os agrupamentos de escolas da Gafanha da Nazaré, do Levante da Maia, Gonçalo Mendes da Maia e do Sardoal, além da Escola Básica de Góis.

O prémio Dr. José Manuel Pavão será atribuído às jornalistas Arlinda Brandão (RTP/Antena1) e Catarina Marques (SIC) e a Catarina Silva, Delgisa Fortes e Isabel Vilaboa do Instituto Politécnico de Bragança.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Pesqueiras do rio minho são tema de nova coleção de selos dos ctt

Pesqueiras do rio Minho são tema de nova coleção de selos dos CTT

Próximo Artigo
Supremo rejeita pedido de sócrates para afastar juízas da relação

Supremo rejeita pedido de Sócrates para afastar juízas da Relação

Artigos Relacionados