Braga
Braga Romana: 200 atuações, cinco palcos e um novo espaço para reviver Bracara Augusta
16.ª edição realiza-se entre 22 e 26 de maio
em

A cidade de Braga volta recriar o quotidiano de Bracara Augusta, com a 16.ª edição da Braga Romana, entre 22 a 26 de maio, fim de semana de Eleições Europeias.
Segundo foi hoje anunciado, este ano, a Braga Romana apresenta-se com diversas novidades, desde logo com a relocalização do Acampamento Militar no Largo Paulo Orósio (frente aos Bombeiros Voluntários), e da área pedagógica no Largo de Santiago. Nesta edição, os principais espectáculos – Concílio dos Deuses, Casamento Romano e Funeral Romano – terão lugar no palco instalado no átrio do Museu D. Diogo de Sousa.
A vereadora da Cultura, Lídia Dias, explica as alterações com a necessidade de levar o evento para o local onde Bracara Augusta tinha a sua área delimitada pela muralha romana. Esta será também uma oportunidade para atrair mais visitantes a espaços como as Termas da Cidade, ao Largo de S. Paulo, Largo de Santiago e até ao Museu D. Diogo de Sousa.
“Queremos que as pessoas consigam vivenciar ao máximo a Braga Romana. Ao longo de cinco dias, os Bracarenses debruçam-se particularmente sobre este pedaço da sua história, através da recriação do contexto social e das actividades económicas. Queremos continuar a fazer da Braga Romana uma grande festa da memória e da identidade”, referiu Lídia Dias na apresentação do evento que decorreu esta terça-feira, citada numa nota enviada a O MINHO pela autarquia.
Também o mercado será distribuído pela rua Francisco Sanches, Largo de S. João do Souto, rua de S. João, Rua do Forno, Rua de Nossa Senhora do Leite, Rua Gonçalo Pereira. Já a Praça da Alimentação continua instalada nas Carvalheiras e no Largo de S. Paulo.
A 16.ª edição coloca à disposição do grande público oportunidades para um contacto mais efectivo com a memória da civilização romana no território Bracarense, com a recriação do quotidiano romano nas suas mais diversas áreas. A Braga Romana dá ainda a oportunidade ao público para visitar museus e espaços arqueológicos que, nestes dias, se enchem de vida e novas experiências.
Números
· 200 atuações
· 5 palcos: Rossio da Sé; átrio Museu D. Diogo; Largo de S. João do Souto; Largo de Santiago, Termas Romanas
· 80 actividades pedagógicas
· 139 mercadores
· 90 entidades (associações e escolas)
· 39 agentes artísticos
Espaços
· Lyceus Romanus (Área Pedagógica) | Seminário de Santiago
· Domus Camalus (Casa Camalus) | Largo de Santiago
· Bestiarum Locus (Exposição e Demonstrações de Cetraria, Cavalos e Cães) | Largo Paulo Orósio
· Ars Monetae (Cunhagem de Moeda) | Largo S. João do Souto e Largo Paulo Orósio
· Spatium Ludicum (Espaço Lúdico para criança e famílias) | Sala da Pedra do Museu Pio XII
· Castra Leg. VI Victrix (Acampamento Militar) | Largo Paulo Orósio
· Locus Artium et Officiorum “Sol-a- Sol” (Escola de Artes e Ofícios) | Rossio da Sé
· Villa (Quinta com animais e Animais Exóticos) | Termas Romanas do Alto da Cividade
· Domus Officiorum (Casa de Ofícios) | Termas Romanas do Alto da Cividade
· Mercatus Romanus (Artesãos e Mercadores) | Ruas do Centro Histórico
· Domus Ciborum (Áreas de Alimentação):
Platea Apicii – Praça do Apício | Largo das Carvalheiras
Platea Gari – Praça do Garum | Largo de S. Paulo
O programa completo pode ser consultado no portal do Município ou através do link http://bit.ly/2Q1lZX4

Leia Também
Guimarães recorda D. Afonso Henriques no 834.º aniversário da sua morte
‘Retidos’ por populares após roubo por esticão e assaltos a carros, em Braga
“Mais importante biblioteca particular sobre Braga” passa a estar disponível ao público
Wolverhampton faz queixa na UEFA do jogo contra o Braga por razões de segurança
Crianças encenaram “milagre da fruta” na Sé de Braga
Bracarense José Lopes bate recorde nacional dos 1.500 metros
Aqui chegado…
...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem O MINHO, jornal estritamente digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O MINHO é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.
Inspirados na filosofia seguida pelo jornal inglês "The Guardian", um dos mais importantes órgãos de comunicação do Mundo, também nós achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler O MINHO, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.
Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar O Minho - e só demora um minuto. Obrigado.
Braga
Presépio particular com mais de duas mil figuras é atração natalícia em Vila Verde
Quintal da Elisa é um mega-presépio
em

A disparidade com que é colocado ao redor de um terreno hortícola não permite captar, num só momento, o longo percurso de 35 metros do presépio de Elisa Araújo, uma colecionista e criadora daquele que, em número de peças, é o maior presépio particular do concelho de Vila Verde.
O MINHO visitou o espaço situado no n.º 75 da Travessa do Monte de Cima, no centro da sede de concelho, encontrando milhares de figuras que recriam quadros bíblicos ao redor do ‘quintal’ da autora.
Elisa dispõe, pelos canteiros, as figuras que, pisoteando musgo, serrim ou pedras enmusgadas, atraem já várias pessoas ao longo dos últimos doze anos, desde que iniciou este que é “quase um trabalho a tempo inteiro” durante o mês de dezembro.
Apaixonada pelo efeito das recriações bíblicas desde criança, a vila-verdense decidiu, em 2007, depois de perceber que o presépio “já não cabia dentro de casa”, invadir o quintal: “O meu filho também gostava muito de ajudar na elaboração e decidimos instalar o presépio ao ar livre”.
De lá, até cá, aumentou em cerca de duas mil peças, às cerca de 300 que já utilizava, criando um dos maiores presépios particulares na região de Braga. “Acho até que é o maior do Minho”, afiança, mas sem certezas.
Nos últimos anos, várias escolas do concelho têm visitado a obra de Elisa, para além de cidadãos que, ao saber que ali existe uma atração, pede sempre para “espreitar um bocadinho”.
“Deixo entrar toda a gente, o portão está sempre aberto e os visitantes podem passar ao longo do mês de dezembro, sem pagar nada”, explica. O presépio vem já de uma tradição implementada pelo avô de Elisa, que vendia bebidas nas romarias. “Em homenagem, tenho aqui uma figura que o representa”, destaca.
Elisa já gastou mais de dois mil euros no presépio, “aos poucos de cada vez”. “Cada peça pequena custa entre 1 a 3 euros. As casas já passam os 10 euros”.
Este ano, recebeu uma doação de cerca de 200 peças, “de uma prima”, que vive na Alemanha. “Estas figuras são diferentes porque representam mesmo a vestimenta que utilizavam naquela região, no tempo de Jesus”, aponta.
O espaço de Elisa estará patente, “sempre no quintal”, até final do mês de dezembro. Apesar de convites, inclusive da biblioteca municipal, Elisa rejeita deslocar a obra. “Será sempre, sempre, no meu quintal”.
Para visitar o presépio, pode deslocar-se, a qualquer dia da semana, à residência de família de Elisa, situada por detrás do hipermercado Minipreço, à face da Estrada Nacional 101 (Braga-Ponte da Barca), na zona do Bom Retiro, depois de passar a avenida das árvores no centro de Vila Verde.
Braga
‘Retidos’ por populares após roubo por esticão e assaltos a carros, em Braga
Foi detido pela PSP
em

Dois homens foram detidos por agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Braga depois de serem intercetados por cidadãos enquanto cometiam assaltos, anunciou aquela polícia.
Um homem, de 29 anos, foi detido, esta quinta-feira, depois de ter sido intercetado por um popular quando realizava um assalto na rua, pelo método de “esticão”.
A PSP refere que o suspeito terá roubado uma carteira a um jovem de 21 anos, que continha um telemóvel, dinheiro e documentos pessoais.
O suspeito foi intercetado pelo popular quando se punha em fuga e detido pela PSP.
Furto em viatura
A PSP deteve, também, um homem de 30 anos por furto no interior de uma viatura em Braga.
O suspeito foi entregue à polícia pelo proprietário da viatura, que o havia surpreendido no interior da mesma.
Os suspeitos foram detidos e notificados para comparecer nos Serviços do Ministério Público junto do Tribunal Judicial da Comarca de Braga.
Braga
“Mais importante biblioteca particular sobre Braga” passa a estar disponível ao público
Na Biblioteca Pública de Braga
em

A Universidade do Minho vai ficar com o espólio bibliográfico de Afonso Manuel Braga da Cruz, considerado “a mais importante biblioteca particular sobre Braga”, um “honra” para o reitor daquela academia que realça o “potencial de estudo” da coleção.
Em declarações à Lusa, Rui Viera de Castro explicou que da coleção, que ficará a cargo da Universidade do Minho (UMinho), fazem parte mais de 20 mil obras, “muitas delas raras” e que desta forma poderão ser vistas, consultadas pelo público, naquela que “é também uma missão da universidade, a de conservação de novas obras e enriquecimento do espólio” da Biblioteca Pública de Braga.
Segundo referiu o reitor, “é um acervo riquíssimo do ponto de vista histórico e que pode dar uma visão única para entender a sociedade ao longo de várias épocas, nomeadamente em Braga, seja do ponto de vista económico ou social”.
Da biblioteca privada da família Braga da Cruz fazem parte manuscritos, folhetos e fólios de 1528 até à atualidade, incluindo um importante núcleo referente à história da cidade de Braga, publicações ligadas à literatura, com destaque para a camoniana e camiliana, à história de Portugal, genealogia e heráldica, numismática, arte e azulejaria, matemática, física, química, ciências naturais, agricultura e vinhos.
“Além de todo o conhecimento sobre a área geográfica onde estamos e sobre o país, fruto da vivência da própria família, há que destacar a possibilidade de também conhecer através daquele espólio a realidade de S. Tomé e Príncipe e ainda outras antigas colónias portugueses”, apontou Rui Vieira de Castro.
A biblioteca congrega ainda um leque de publicações referentes ao direito romano, civil, administrativo, penal, comercial e canónico, monografias de Lisboa, Porto, Coimbra, Guimarães, Barcelos, Gerês e Galiza, congregando constituições, vários sermões e livros ascéticos, assim como manuais sobre música sacra e profana, revistas dos séculos XIX e XX e vários dicionários.
O novo espólio da UMInho vai ficar instalado em duas salas, na zona onde se encontram acondicionadas as coleções particulares da Biblioteca Pública de Braga, no complexo do Largo do Paço.
“A nossa missão também é esta. Enriquecer o património da cidade, conservá-lo, dá-lo a conhecer ao público e também estudá-lo. Para a família é uma forma de garantir a salvaguarda de todo o espólio e que o acesso a ele seja mais livre e fácil. É uma relação de dias vias”, apontou o reitor.
Manuel António Braga da Cruz, pai de Afonso Manuel Braga da Cruz, nasceu em Tadim, Braga, em 1897. Terminou o liceu em 1915 e formou-se em Matemática em 1919. Casou em 1929 com Alice de Araújo Afonso, de quem teve sete filhos. Cedo optou pelo ensino, tendo sido professor em liceus nos Açores, em Viana do Castelo e, por fim, em Braga, no Liceu Sá de Miranda. Foi um homem de cultura, bibliófilo, apaixonado e possuidor da mais importante biblioteca particular sobre Braga. Insigne bibliófilo e estudioso da história da cidade e da região, faleceu em Braga em 1982.
A cerimónia de assinatura da passagem do espólio da família para a UMinho será sexta-feira às 18:00, no Largo do Paço.
EM FOCO
ÚLTIMAS
- FC Porto a um ponto das meias, Benfica e Sporting em ‘mãos’ alheias
- Tomás Esteves é o defesa mais jovem a estrear-se no FC Porto em 94 anos
- Aos 17, Tomás Esteves estreou-se na equipa principal do FC Porto: “Realizei um sonho”
- Rampa da Falperra, em Braga, recebe Hill Climb Masters 2020
- SC Braga demarca-se de falhas de segurança no jogo com Wolverhampton
Vamos Ajudar?
Reportagens da Semana


Em Braga, o Natal é para todos, sobretudo para as famílias
"Braga é Natal"


Simulador quer ajudar a diminuir atropelamentos em Braga e Guimarães
Chancela do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho


Bonna, a pastelaria de Braga que é a Disneylândia dos celíacos
Certificada pela Associação Portuguesa de Celíacos
Populares
- BragaHá 2 dias
GNR vai fiscalizar estacionamentos em passadeiras e passeios em Braga
- BragaHá 2 dias
Mulher da Póvoa de Lanhoso procura irmão desaparecido em Lisboa
- BarcelosHá 15 horas
Mãe em desespero procura jovem desaparecido em Barcelos desde domingo
- BragaHá 2 dias
Já morreram 34 pessoas nas estradas de Braga em 2019