Uma nova aplicação, chamada Vanbu, vai estar disponível em novembro e promete mudar a dinâmica de entregas para pequenos e médios negócios em Braga e Guimarães, nomeadamente talhos, peixarias, frutarias e padarias.
Segundo Pedro Marques, gestor da Vanbu, o objetivo da aplicação é optimizar as entregas destes estabelecimentos.
“Todos os talhos, peixarias, frutarias ou padarias que fazem entregas ao domicílio por conta própria funcionam mais ou menos da mesma forma, ou seja, recebem a encomenda por telefone, whatsapp ou e-mail, combinam uma hora com o cliente e entregam. O que acontece? Fazem várias entregas em várias horas do dia, não optimizam a rota e entregam, no fundo, quando o cliente se lembra que precisa”, diz Pedro Marques.
“Com esta app invertemos isso. Na Vanbu, o talho, a peixaria, a frutaria ou a padaria seleciona: Tenho isto, vou passar nesta zona entre estas horas, e aceito encomendas, tão simples quanto isso. Quem estiver dentro dessa zona, e só dentro dessa zona, receberá a notificação com os produtos que há e faz logo a encomenda. O carro só tem de passar aquela hora, parar e entregar. E como tudo foi optimizado naquela zona, quando o carro sai entrega a vários clientes de uma vez numa área pequena”.
Com isto, a app quer diminuir os quilómetros em excesso para zonas que não compensam nem tempo perdido, o comerciante optimiza a rota dentro de uma hora específica, vende a mais clientes e em menos tempo, como exemplifica Pedro Marques.
“Um talho ou uma peixaria podem perfeitamente ter a loja aberta nas horas do costume, mas 1 ou 2 horas por dia fazer entregas com um funcionário apenas, 1 hora de manhã e 1 hora à tarde por exemplo. De manhã entrega as encomendas recebidas do dia anterior, e à tarde as recebidas durante o dia”.
Do ponto de vista dos clientes, há inúmeras vantagens, explica Pedro Marques: “Eu estou em casa ou no trabalho, recebo uma notificação que logo pelas 6 da tarde um talho ou uma peixaria vai passar na minha rua, vejo o que traz e encomendo. Resolvo o problema para o jantar e não preciso de ir perder horas para um hipermercado. Além disso, e como o talho ou a peixaria na verdade já ia passar na minha zona, não pago qualquer taxa de entrega”.
A Vanbu tem já acordos com vários estabelecimentos mas procura mais: “Temos tido um feedback muito bom dos comerciantes, já que para eles que já fazem entregas, não há qualquer custo para usarem a app. O preço dos produtos que eles inserem dentro da app vai 100% para eles, não lhes roubamos margem. Basicamente nós só lhes vamos dar mais negócio todos os dias. O cliente paga uma pequena comissão, a mais baixa do mercado, mas essa comissão é sempre colocada em cima do preço dos produtos do comerciante, o objetivo é também ajudar o pequeno e médio comércio, não é explorá-los”, explica.
“Temos também sido bem recebidos em estabelecimentos que não fazem entregas, mas estão a pensar começar a fazer com a nossa app, pois optimizamos ao máximo as entregas, damos-lhes mais clientes, logo é mais dinheiro que entra no final do mês. Em alguns casos, curiosamente, têm perguntado se quando começarem se vão ter capacidade para satisfazer todas as encomendas, mas até isso podem controlar. Podem escolher por exemplo, o número de entregas máximas que fazem, ou que hoje apenas entregam X produtos. A app vai vendendo e quando o limite daquele comerciante for atingido, ele hoje já não aparece mais disponível”.
Outra das vantagens para o pequeno e médio comércio, segundo Pedro Marques, é a possibilidade de rentabilizarem o excedente:
“É também uma boa ferramenta para quem vende frescos, as peixarias por exemplo. Imaginemos que no final do dia ficaram com vários peixes na banca. Basta inseri-los na app, definirem a zona onde entregam, que até pode ser a caminho de casa, e vendem o que à partida não venderiam. Aquela hora, há certamente alguém na zona que ainda não sabe o que vai fazer para o jantar. Recebe uma notificação e faz a compra na hora. Além disso, e esta parte pode ser boa para os comerciantes que queiram vender noutras zonas que não a sua, a nossa app vai permitir que eles vejam em tempo real quantos potenciais clientes há em determinada zona. Ao escolherem a área de alcance, a app diz-lhes logo se é uma boa zona ou não para apostar”.
Pedro Marques dá outros exemplos sobre as capacidades da Vanbu que podem ser aproveitados para outros negócios:
“No caso das padarias ou pastelarias, podem vender pequenos-almoços ou lanches por exemplo. Às 9 da manhã, estou em casa, recebo uma notificação com uma imagem de um pequeno-almoço fabuloso, ou então é hora do lanche e recebo outra com uma foto de um bolo que adoro. Sei a que horas vão passar com aquilo no carro, é só encomendar e receber”.
Embora existam quatro áreas de aposta da Vanbu: Talhos, peixarias, frutarias e padarias, Pedro Marques explica que não fecham as portas a nenhuma categoria de negócio: “Todos os pequenos ou médios comerciantes que façam entregas podem ser parceiros Vanbu”, conclui.
Nesta fase a aplicação está em fase final de testes e a fechar acordos com os primeiros comerciantes nas principais cidades em Portugal. O lançamento será feito em novembro.
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