Alunos com necessidades especiais já têm sala de aula que é uma casa

Uma sala de aula transformada numa casa. Assim se pode resumir o projeto CASA – Centro de Aprendizagem de Socialização e Autonomia, que foi inaugurado esta quinta-feira, na Escola Secundária de Maximinos, em Braga.

Este centro, um dos três projetos vendedores do Orçamento Participativo Escolar (OPE) do Município bracarense, vai permitir que crianças e jovens com deficiência desenvolvam os seus níveis de independência e autonomia, preparando-os para a vida em comunidade.

Uma cozinha totalmente equipada, sala de jantar, um quarto e uma casa de banho vão ajudar os alunos cegos e com dificuldades intelectuais a desenvolver as atividades de Vida Diária (AVD) de forma autónoma.

“Este é um momento importante para toda a comunidade pois é a demonstração que a inclusão não é uma causa municipal mas de todos os bracarenses. Com este projeto, Braga, além de ser uma cidade educadora, afirma-se também como uma cidade cada vez mais inclusiva”, referiu Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, elogiando a visão dos diretores dos Agrupamentos Escolares por terem “sufragado esta proposta e verem o seu alcance”.

Projecto CASA aumenta autonomia dos alunos com necessidades especiais2

O projeto resulta do financiamento de 25 mil euros provenientes da primeira edição do OPE do Município de Braga.

“O Orçamento Participativo é um projeto no qual o atual executivo se empenhou desde a primeira hora. É fundamental reforçar a democracia participativa dos cidadãos, identificando projetos e iniciativas que a população considere relevante”, sublinhou Ricardo Rio.

Nesse sentido, o autarca considerou que “esta foi uma proposta que veio responder às necessidades da população que carecem de necessidades especiais e foi pensada e executada de uma forma exemplar, acautelando diversas questões como a mobilidade e a acessibilidade, ao mesmo tempo que qualifica estes jovens para uma vida com autonomia”.

Esta foi também uma forma de assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e de sublinhar a necessidade de uma maior atenção para os assuntos relacionados com a deficiência.

António Pereira, diretor do Agrupamento de Maximinos, não escondeu a satisfação pela concretização deste projeto que vem alargar a capacidade de trabalho com os alunos.

“Nesta casa existem todas as divisões essenciais onde os alunos com necessidades educativas especiais podem criar a sua autonomia e fazer as tarefas do dia-a-dia. Com isto queremos criar todas as condições de exercício de cidadania a estes jovens”, sublinhou.

Desde cozinhar, arrumar a casa, fazer a cama e tratar da higiene pessoal, os cerca de 20 jovens com diversas necessidades especiais das escolas do Agrupamento de Maximinos vão poder experimentar a autonomia que muitas vezes lhes é ‘retirada’ pela própria sociedade.

“Pretendemos ensiná-los a quebrar barreiras e a perderem o medo de experimentar a sua autonomia, ao mesmo tempo que os preparamos para a vida adulta em comunidade”, explicou o diretor do Agrupamento.

A forma como foi possível concretizar este projeto, também não foi esquecida por António Pereira, que elogiou a iniciativa da Câmara Municipal de Braga em criar todas as condições para uma cidadania ativa através do Orçamento Participativo Escolar.

“Esta foi uma excelente oportunidade que o Município de Braga criou para que as comunidades escolares encontrarem soluções para problemas que noutras circunstâncias não seria possível resolver”, concluiu.

Projecto CASA aumenta autonomia dos alunos com necessidades especiais1

Este é o segundo projeto já concretizado no âmbito do OP Escolar para o ano de 2015 que contemplou três projetos. Depois do Agrupamento do Mosteiro e Cávado e do Agrupamento de Maximinos, seguir-se-á o projeto do Agrupamento de Escolas Francisco Sanches que se encontra em vias de conclusão.

 
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